Cofen é homenageado por trabalho em defesa da Enfermagem Aeroespacial

Homenagem foi entregue pelo SAMU de João Pessoa à presidente do Cofen, durante cerimônia de abertura do curso de treinamento aeromédico, na capital paraibana

04.03.2022

Presidente do Cofen recebeu homenagem

O SAMU Regional de João Pessoa homenageou, nesta quinta-feira (3/3), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), pelos esforços em prol da regulamentação do trabalho da Enfermagem Aeroespacial. Através da Resolução 660/2021, a autarquia normatizou e expandiu a atuação do enfermeiro na assistência direta e no gerenciamento do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter-hospitalar em veículo aéreo. O reconhecimento foi concedido à presidente do Cofen, Betânia Santos, durante cerimônia de abertura do treinamento aeromédico na capital paraibana.

O curso é fruto de parceria entre o SAMU-JP e o Grupamento Tático Aéreo (GAT) da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba. Também acompanhou a solenidade o membro da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (CONUE) e coordenador da equipe de Enfermagem do SAMU-JP, Walber Frazão.

Desde 2020, o Cofen vem realizando extenso trabalho para assegurar os direitos dos profissionais de Enfermagem no ambiente aeroespacial e garantir uma assistência cada vez mais segura e capacitada. Na época, normatizou a atuação na área por meio da aprovação da Resolução 656/2020, atualizada posteriormente pela Resolução 660/221. A revisão permitiu a ampliação da oferta de atendimento e contribuiu para o fortalecimento da assistência neste momento crítico de pandemia.

“A utilização de aeronaves como resposta pré-hospitalar ou para o transporte de pacientes críticos é uma realidade em crescimento constante em nosso país. Seguiremos atuando para defender os interesses da nossa categoria e assegurar a atuação de enfermeiras e enfermeiros neste campo. Agradeço a homenagem e fico feliz com o fortalecimento da parceria entre o Cofen e o SAMU, que só tem a beneficiar nossos profissionais”, declarou Betânia Santos.

Treinamento é gruto de parceria entre o SAMU-JP e o Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba

A Resolução 656/2020 determinava que os profissionais, para exercerem suas atividades, deveriam ser egressos de programa de pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou possuírem título emitido por sociedade de especialista em Enfermagem Aeroespacial. Com a mudança apresentada na nova resolução, os profissionais que ainda não atendem a estes requisitos poderão exercer suas funções por até 36 meses, período no qual deverão cumprir as exigências. 

“O Cofen tem prestado uma excelente assistência a todos os serviços de Enfermagem em veículo aéreo no Brasil, sejam eles do SAMU, do Corpo de Bombeiros, da Força Aérea Brasileira ou de empresas privadas. A alteração da resolução possibilitou a atuação de enfermeiras e enfermeiros iniciantes, permitindo que novos serviços aeromédicos surjam e atendam as demandas da sociedade. A homenagem prestada hoje é resultado de todo este apoio”, destacou Walber Frazão.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais