Palestra do XII Senafis apresenta diagnóstico de fiscalização na pandemia

Presidente do Coren-AM destacou as ações do combate ao coronavírus e a realidade da atuação fiscalizatória nos anos de 2020 e 2021

18.03.2022

Sandro André destacou ações do Coren-AM no combate à pandemia

No terceiro dia do XII Seminário de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), o presidente do Conselho Regional do Amazonas (Coren-AM), Sandro André, o coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS), Walkírio Almeida e a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Heloísa Helena, comandaram a mesa redonda “Diagnóstico da Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais em tempos de pandemia”. As lideranças apresentaram as ações realizadas no combate ao novo coronavírus e a realidade da atuação fiscalizatória nos anos de 2020 e 2021.

O presidente do Coren-AM destacou as medidas emergenciais tomadas em prol da Enfermagem durante as três ondas da pandemia da covid-19 no Amazonas. “Após o início de uma pandemia que colocou a categoria nas trincheiras do combate à covid-19, uma série de novos desafios foram impostos para o processo fiscalizatório, exigindo que medidas emergenciais fossem pensadas. A equipe do nosso conselho fiscalizou e buscou soluções para dar suporte às equipes de enfermagem que estavam nesta luta, realizando doação de EPIs e ações de testagem rápida para profissionais e familiares”, declarou.

Walkírio Almeida apresentou panorama da fiscalização no sistema

O dirigente ainda destacou o trabalho das assessorias de comunicação dos Conselhos de Enfermagem, fundamentais no combate às fake news e na divulgação da realidade da rotina de enfermeiros, técnicos e auxiliares, potencializando a luta por valorização. Como resultado, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais se tornou fonte de informações fidedignas requisitada pelos veículos de comunicação de todo o país, informando uma sociedade que ainda desconhecia o novo coronavírus.

Em seguida, Walkírio Almeida apresentou o panorama nacional da fiscalização na pandemia e as diretrizes da atuação fiscalizatória pelos conselhos. Entre os destaques, o coordenador da CTFIS frisou a Resolução Cofen 617/2019, que atualiza o manual da fiscalização do sistema, bem como a Decisão 135/2021, que determinou a retomada das atividades fiscalizatórias planejadas durante a pandemia. “Nestes últimos dois anos, as diretrizes de fiscalização não foram apenas pautadas por resoluções. Para adequar as ações fiscalizatórias ao cenário da pandemia, o Cofen lançou mão de algumas normativas para direcionar a atuação em todo o sistema” evidenciou.

“Através do nosso trabalho o país conheceu, para além do heroísmo e da necessidade das palmas, a realidade de atuação da nossa categoria”, disse chefe do DGEP

Heloisa Helena afirmou que a fiscalização do exercício da Enfermagem foi essencial para assegurar aos profissionais o acesso com maior prontidão ao conhecimento e a qualificação necessária para atuar no cenário de emergência sanitária do novo coronavírus. “Tão logo surgiu a pandemia e se observou a dedicação dos profissionais de Enfermagem, recebemos aplausos e a designação de heróis. Porém, através do nosso trabalho, e principalmente por meio da coragem e da resiliência que emanou das determinações dos Conselhos de Enfermagem e da ação na ponta dos enfermeiros fiscais, o nosso país conheceu, para além do heroísmo e da necessidade das palmas, a realidade de atuação da nossa categoria.”, complementou.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais