Hospital Monte Sinai recebe Selo de Qualidade do Cofen

Certificação possui validade de três anos. Durante a cerimônia, profissionais de Enfermagem da instituição também foram reconhecidos pela qualidade da assistência proporcionada

03.05.2022

Comissão atestou excelência dos serviços executados pelo hospital

O Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen) entregou, nesta segunda-feira (2/5), o Selo de Qualidade ao Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora/MG. A instituição foi certificada após avaliação que atestou a excelência dos serviços de saúde prestados, bem como o exercício de boas práticas assistenciais e gerenciais de Enfermagem. Durante a cerimônia, enfermeiros, técnicos e auxiliares da unidade também foram reconhecidos pela qualidade da assistência proporcionada. 

Para Karine Andrade, Responsável Técnica do Monte Sinai e solicitante da avaliação, o selo traduz o reconhecimento da assistência prestada pelos profissionais do hospital. “Essa certificação nos faz acreditar que estamos no caminho certo. A Enfermagem permanece sendo uma das protagonistas na obtenção de melhores resultados institucionais e de maior satisfação dos nossos pacientes”, afirmou.

Em janeiro, a Comissão Nacional de Qualidade (CNQ), sob a coordenação de Heloísa Helena da Silva e por meio das avaliadoras Úrsula Silva e Ingrid Almeida, realizou visita de avaliação ao hospital. Durante a análise da instituição, foi constatado o cumprimento dos critérios exigidos. Entre os pontos de destaque estão a sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) e o uso de ferramenta de rastreabilidade dos materiais do Centro de Material e Esterilização (CME).

A solenidade de entrega do selo foi realizada em formato híbrido e contou com transmissão em tempo real pela internet. Entre os presentes na cerimônia, estavam o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Bruno Farias, e a vice-presidente do regional, Socorro Pacheco Pena.

“Quero parabenizar cada um de vocês, profissionais de Enfermagem do Hospital Monte Sinai, pelo grande trabalho que vêm realizando, fundamental para a garantia de uma assistência qualificada, segura e baseada em evidências. Me enche de alegria valorizar e reconhecer o trabalho que exercemos de norte a sul do país”, declarou a presidente do Cofen, Betânia Santos, que participou da solenidade virtualmente. 

Inscrição para avaliação e elegibilidade do selo é voluntária e sem ônus para a instituição

Outros indicadores relacionados à gestão de risco e à segurança do paciente também receberam avaliação positiva. Integrantes da CNQ ainda verificaram a adoção de modelo inovador de comunicação da equipe com pacientes e familiares, contribuindo para a promoção do autocuidado e da prevenção da saúde.

“Reconhecer o mérito de profissionais de Enfermagem, especialmente após a atuação em uma pandemia tão avassaladora, tem significado ainda mais especial. Fica aqui minha saudação por tudo que representa o exercício profissional ético e comprometido com a qualidade e a segurança”, ressaltou Heloísa Helena da Silva, coordenadora do Programa Nacional de Qualidade.

Selo de Qualidade — A certificação busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente que estejam alinhadas às políticas de apoio do Cofen, para o estímulo de ações que contribuam com a assistência em Enfermagem qualificada, minimizando riscos inerentes ao exercício profissional. A inscrição para avaliação e elegibilidade é voluntária e sem ônus para a instituição. O Selo de Qualidade do Cofen tem validade de três anos, mantido durante o período de vigência, desde que haja o atendimento das regras instituídas. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do programa.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais