Coren-TO oficia Hospital Unimed sobre práticas abusivas contra a Enfermagem

Conselho Regional recebeu denúncias anônimas de assédio moral, violência psicológica e abuso de poder

27.05.2022

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) oficiou, nesta quinta-feira (26/5), os diretores do Hospital Unimed Palmas, para que adotassen medidas de combate ao assédio moral, violência psicológica e abuso de poder por membros da diretoria, médicos e outros profissionais sobre a equipe de Enfermagem do hospital.

O Conselho Regional baseou-se em pelo menos quatro episódios relatados por denúncia anônima via ouvidoria, para justificar o ofício enviado aos diretores do hospital. Os casos estão sendo examinados pela Diretoria de Fiscalização do Coren-TO e levantam suspeitas de situações que provocam constrangimento, humilhação, subjugação e afetam a dignidade e a integridade de profissionais da Enfermagem que atuam na unidade.

No documento entregue ao presidente do Hospital Unimed Palmas, Maurício Kawai e ao diretor administrativo Ricardo Souto, a presidente do Coren-TO, Luana Bispo, destacou a natureza fiscalizatória e o caráter de polícia administrativa da autarquia, atributos assegurados e regulamentados pela Lei Federal 5905/73 e 5172/66.

O Coren-TO solicitou, ainda, que os diretores dessem ciencia do ocorrido a todos os profissionais sobre os fatos apresentados no documento. Caso a instituição não adote as medidas adequadas, o Ministério Público poderá ser acionado para apuração e demais procedimentos administrativos e judiciais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais