Ação de Enfermagem beneficia 120 mulheres vulneráveis de Santarém (PA)

Mutirão de atenção básica envolveu oito enfermeiras “aprimoradas” em Saúde da Mulher

14.06.2023

Ação voltada para Enfermagem Ginecológica beneficiou 120 mulheres 

Uma ação de saúde básica beneficiou na semana passada 120 mulheres da comunidade de Boa Esperança, a 40 km de Santarém (PA). Promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), a atividade do grupo “Aprimoradas” voltada para a ginecologia e obstetrícia envolveu oito profissionais, que colocaram em prática conhecimentos adquiridos no curso de capacitação em consulta ginecológica.

Segundo Horácio Bastos, conselheiro secretário do Pará e coordenador do curso, o local foi escolhido por enfrentar uma deterioração nos índices de referência em bem-estar feminino, como crescimento de gravidez na adolescência, óbitos durante a gestação, alta incidência de abortos e violência doméstica.

“Trata-se de uma situação agravada durante a pandemia e pelo desinvestimento no SUS, o que superlotou UTIs neonatais de Santarém e, também, da capital”, explicou Bastos.

Multirão de saúde contou com implantação de DIU, consultas e testes rápidos

A ação de Enfermagem resultou em 18 inserções de DIU, 22 consultas de Enfermagem Ginecológica, 72 testes rápidos contra doenças como sífilis, HIV e outras cujos testes se encontram na rede básica, 13 testes rápido de gravidez, três solicitações de ultrassom e um encaminhamento para tratamento psicológico.

O mutirão foi recentemente reconhecido como uma das melhores iniciativas em saúde no âmbito municipal na esfera do Conselho de Secretarias Municipais do Pará.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais