Acta Paulista seleciona artigos sobre Práticas Avançadas de Enfermagem

Edição temática é uma parceria com o Conselho Federal de Enfermagem. Acesse o edital e submeta gratuitamente seu artigo

13.11.2024

A revista Acta Paulista de Enfermagem lançou, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), edital para número temático do sobre Práticas Avançadas (PAE). Os trabalhos devem ser enviados de 18 de novembro de 2024 a 18 de fevereiro de 2025. Caso sejam aceitos, terão sua publicação custeada pelo Cofen. Confira o edital e submeta seu trabalho científico.

As Práticas Avançadas em Enfermagem (PAE), na atualidade, representam o estágio mais avançado desta ciência, pois coloca à disposição da sociedade cuidados qualificados de assistência em saúde.

“O objetivo desta iniciativa é tornar pública uma prática de escopo ampliada que inúmeros enfermeiros brasileiros já implementam; incentivar a produção de conhecimento em uma área com alto potencial de resolutividade de problemas de saúde”, explica a conselheira Ellen Peres. “É importante estudar as práticas avançadas para compreender os processos de trabalho que as envolve, necessidades de formação especializada e seu impacto na assistência, assim como os mecanismos de regulamentação, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

No Brasil, as Práticas Avançadas de Enfermagem já são uma realidade na atenção primária à Saúde (APS), incluindo atividades como a solicitação de exames e prescrição de medicamentos previstos em protocolos.

Incluem, ainda, ampla gama de práticas que expandem o escopo da atuação do enfermeiro, aumentando a resolutividade e efetividade do atendimento. Consultoria e orientação aos pacientes e familiares, gestão de casos complexos e outras atividades especializadas em traumatologia, hemodiálise, neurociências e oncologia podem ser classificadas como PAE.

O número temático sobre Práticas Avançadas de Enfermagem será estruturado em torno de três eixos:

• I. Modelos de implantação das PAE e formação do Enfermeiro de Prática Avançada. Práticas Avançadas em Enfermagem: modelos de implantação, formação e regulação

• II. Compromisso com a mudança da prática profissional – liderança, treinamento de altas habilidades, ciência da implementação e reconhecimento profissional.

• III. EPA para todos: da implantação pública (da APS às Especialidades) ao privado.

Trabalhos aceitos

• Artigo original: Trabalhos prospectivos, experimentais ou retrospectivos completos. Nessa modalidade, os autores devem cumprir as orientações do Guia de preparo para artigos originais além de apresentar o checklist relacionado ao delineamento do estudo.

• Revisão de escopo: É um tipo de manuscrito que explora os principais conceitos do tema em questão, verificando a dimensão, o alcance e a natureza dos estudos, condensando e publicando os dados e apontando as lacunas nas pesquisas existentes. Nessa modalidade, os autores devem seguir e apresentar o Template for Scoping Review do JBI Scoping Review Network e o registro no PROSPERO.

• Revisão integrativa: Manuscrito com análise ampla da literatura, visando obter um completo entendimento de um dado fenômeno com base em estudos anteriores (experimentais ou não experimentais).

• Revisão sistemática: É uma revisão planejada para responder a uma pergunta específica usando uma metodologia sistematizada para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos publicados, e analisando os dados a serem incluídos. Nessa modalidade, os autores devem seguir e apresentar o checklist PRISMA e o registro no PROSPERO.

Os artigos serão publicados em português, inglês, francês e espanhol.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais