Alemanha seleciona enfermeiros em São Paulo

Profissionais vão atuar na rede de hospitais Helios, em quatro cidades alemãs. Seleção, aberta até 20/8, integra acordo de cooperação técnica entre o governo alemão e o Cofen

07.08.2023

Vagas são para quatro hospitais de rede Helios

A Agência Federal de Empregos da Alemanha anunciou a seleção de sessenta enfermeiros brasileiros para quatro hospitais de rede Helios, por meio do acordo de cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Todo o processo seletivo, inclusive palestras obrigatórias e curso presencial de alemão, acontecerá na cidade de São Paulo. Os profissionais vão atuar nas cidades alemãs de Pirna, Bonn, Helmstedt e Perlach. Confira a instruções de candidatura, preencha o modelo de currículo, e inscreva-se até o dia 20 de agosto.

Não é necessário ter fluência no idioma alemão, mas é preciso dedicação exclusiva, ainda no Brasil, para alcançar o nível intermediário (B1). Os selecionados receberão bolsa de 500 euros mensais durante a formação. Na Alemanha, atuarão inicialmente como assistentes de Enfermagem, com salário inicial bruto de 2.540,97 euros, passando a 2.869,74 euros após o reconhecimento da certificação profissional.

Ministro do trabalho da Alemanha, em visita ao Cofen

As passagens aéreas serão custeadas pelo empregador, que também oferece assistência no processo de imigração e busca por moradia. Na Alemanha, os trabalhadores terão curso gratuito por um período de até 12 meses, para alcançar o nível intermediário superior (B2).

Cooperação técnica – O acordo de cooperação técnica entre o Cofen, o governo da Alemanha e a Agência Federal de Emprego Alemã (Bundesagentur für Arbeit) foi assinado em junho de 2022 e iniciou contratações em agosto. É o quarto processo seletivo realizado dentro das regras previstas no convênio. Atualmente, 200 profissionais de Enfermagem brasileiros  estão atuando na Alemanha e mais 384 estão em processo de formação.

“O nosso país está de portas abertas para os profissionais de Enfermagem brasileiros”, disse o ministro Humbertus Heil, em visita ao Cofen, em junho. O mercado de trabalho alemão é altamente regulamentado e imigração fora dos canais oficiais raramente resulta em inserção profissional qualificada.

“Nosso objetivo, ao celebrar o acordo, é trazer segurança aos profissionais que desejam imigrar e evitar situações exploratórias”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais