Alunos do Acordo Cofen-Capes apresentam trabalhos do Mestrado

Mês de junho reuniu alunos e professores em dois encontros importantes: apresentações de trabalhos e seminário de SAE

04.07.2022

Responsável pela gestão do Acordo Cofen/Capes, o assessor chefe de comunicação do Cofen, Neyson Freire, acompanhou o evento

No mês de junho foi realizada a Mostra de Produtos Tecnológicos, organizada pelo Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), em parceria com 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que estava representado por Neyson Freire e a professora Valéria Lunardi. “O Cofen sempre está preocupado com a qualificação da assistência em Enfermagem e com a melhoria da qualificação da assistência prestada à comunidade”, enfatizou a Valéria.

A atividade foi realizada para apresentar aos representantes do Cofen as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do mestrado que, de acordo com o Acordo Cofen-Capes (Edital nº 08/2021), devem envolver questões tecnológicas inovadoras. Conforme explica o professor Luiz Fernando Rodrigues Junior, coordenador do curso de Engenharia Biomédica e docente do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, as bolsas atuam como complemento para os anseios dos acadêmicos. O docente ainda destaca a participação de seus alunos da graduação no mestrado. “Vamos ter alunos da graduação em Engenharia Biomédica que também fazem parte deste programa, auxiliando com o suporte técnico para o desenvolvimento dos projetos”, afirma.

Vários Bianca mestrandos apresentaram seus trabalhos durante o encontro

Durante o evento, foram apresentados os resultados de pesquisas do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil contemplados pelo Edital do Acordo Cofen-Capes. “Logo que abriu o edital eu me inscrevi porque meu interesse era grande, ainda mais por ser na área de saúde materno-infantil, com a qual eu sempre trabalhei. Essa prática vai auxiliar bastante com a área docente e também para futuramente ingressar em um doutorado”, comenta Bianca Lima, mestranda que apresentou seu trabalho durante o encontro.

Os representantes do Cofen reconheceram o esforço que vem sendo realizado pelo Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana e destacaram a relevância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos contemplados pelo acordo, desejando, em breve, acompanhar os resultados finais destes trabalhos.

VI Seminário de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) –  O Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana (UFN) realizou, no dia 24 de junho, o evento com objetivo de aprofundar conhecimentos e socializar vivências teórico-práticas, além de possibilitar a defesa de dissertações de Mestrado dos 6 alunos contemplados pelo Acordo Cofen-Capes, tratando da temática do Seminário.

A abertura contou com a presença da Coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno-Infantil, a professora Dirce Stein Backes, que ressaltou a importância da realização do evento. “É um grande evento, somos imensamente gratos ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) pelo apoio e estímulo em todo este percurso”, explicou a docente.

Rosangela Schneider, presidente do Coren-RS, prestigiou o seminário representando o Cofen

Também estava presente a reitora da Universidade, professora Iraní Rupolo e Rosangela Schneider, presidente do Coren-RS, a qual destacou a relevância do Programa e da Universidade Franciscana na construção e fortalecimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem na região sul do país. Na sequência da programação, o tema “Sistematização da Assistência de Enfermagem: Avanços e desafios” foi abordado pela professora Valéria Lunardi, também representante do Cofen.

As palestras foram intercaladas, nos turnos da manhã e da tarde, com as Defesas de Dissertações de Mestrado, dos 6 alunos contemplados pelo Acordo Cofen-Capes, Edital 28/2019. As bancas estiveram representadas por pesquisadores de âmbito nacional e internacional. O dia foi de muitos aprendizados e conquistas, como destacado pela aluna contemplada no Acordo, Helena Stochero: “Estou imensamente feliz. Estou realizando hoje um grande sonho. Não tenho palavras para agradecer os professores, a Universidade Franciscana, o Cofen e todas os profissionais que fizeram parte desta caminhada. Estou muito emocionada e feliz”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais