Alunos do primeiro curso de Enfermagem indígena do mundo agradecem ao Cofen

Em visita à Brasília, Takaype Tapayuna Metuktire e Yakagi Kuikuro agradeceram em nome de 50 alunos de 43 etnias como Xavante, Pareci, Kaiapó, Nhambiquara e Bacairi

01.03.2024

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer um curso de graduação em Enfermagem Intercultural Indígena

Alunos do primeiro curso de Enfermagem indígena do mundo estiveram na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, para agradecer pela iniciativa que está transformando a saúde e a vida das comunidades em que vivem. A formação é realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso (Coren-MT).

São 50 alunos de 43 etnias como Xavante, Pareci, Kaiapó, Nhambiquara e Bacairi. “Onde eu moro, muitos parentes estão estudando. Por isso, é uma honra estar aqui com vocês”, agradeceu Yakagi Kuikuro, que é aluno indígena do Xingú. “Realmente, estão executando bem o trabalho dentro do nosso território. Eu agradeço muito por essa contribuição. O resultado está aí, é a realização do nosso sonho. Nós mesmos vamos cuidar do nosso povo”, emendou o aluno indígena da região Kayapo, Takaype Tapayuna Metuktire.

Esse é o primeiro curso de Enfermagem 100% formado por estudantes indígenas. “Parabéns por aceitarem esse desafio. Sinto-me honrada pelo agradecimento direcionado a mim, mas é uma realização de todo o nosso plenário, que conta com 18 membros que abraçaram a causa e levaram adiante esse projeto transformador. A visita dos próprios alunos reconhecendo esse trabalho realmente faz o nosso esforço coletivo valer a pena”, endossa a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Coordenadora do curso, a enfermeira Ana Cláudia Trettel, que estudou essa relação com os povos indígenas em seu doutorado, acompanhou o encontro juntamente com a conselheira federal membro da Comissão de Saúde Intercultural do Cofen, Emilia Miranda e com o chefe da assessoria de comunicação e membro da Comissão de mestrado profissional do Cofen, Neyson Freire.

Também presente à ocasião, a presidente do Coren-MT, Bruna Santiago, pediu a expansão do curso. “Com o apoio do Cofen, conseguimos avançar em projetos audaciosos assim. Outros estados, principalmente da região Norte, já estão nos procurando para saber como expandir a iniciativa e atender mais comunidades indígenas. Estou certa de que a Enfermagem tem o potencial de transformar a vida dessas populações, pois meio do cuidado à saúde baseado em evidências científicas”, frisou.

Alunos-da-Unemat-visitam-Cofen-2

Image 11 of 12

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais