Anvisa cria sistema de monitoramento de eventos adversos

O Notivisa é um sistema que recebe notificações de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária

22.02.2018

Cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desenvolver ações de farmacovigilância, que visam identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.

Por isso, foi desenvolvido um sistema informatizado para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária chamado Notivisa. Considerado o maior corpo funcional na área da saúde, os profissionais de Enfermagem têm importante atuação para ampliação do monitoramento dos eventos adversos a medicamentos e sua consequente notificação.

O acesso ao sistema é simples e existem diferentes tipos de cadastros, que atendem desde empresas até profissionais liberais. Serviços de saúde, empresas e profissionais de saúde devem ter um cadastro na Anvisa para realizar ou monitorar as notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) associadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária. Existe um manual de cadastro que auxilia em todo o processo. Para o cidadão, não é necessário ter um cadastro prévio, basta acessar os formulários de notificação.

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