Após ação do Cofen, número de profissionais de doenças renais é ajustado

Ministério da Saúde reestabeleceu o quantitativo de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem doenças renais crônicas como hemodiálise, no âmbito do SUS

03.09.2021

Em cumprimento à decisão judicial liminar, o Ministério da Saúde alterou portaria que reduzia o número de profissionais de Enfermagem no tratamento de doenças renais crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conquista é resultante da ação judicial interposta pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2019, que provocou a edição do documento, pela pasta, reestabelecendo o quantitativo de profissionais que trabalham no cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica – DRC, anteriormente definido pela pasta.

Com a alteração da portaria anterior, o número estipulado de pacientes por enfermeiro passou de 50 para 35 e de seis para quatro pacientes a cada técnico de Enfermagem.

“Conseguimos mostrar a importância da manutenção do quadro de profissionais na Enfermagem Nefrológica e, com isso, impedir uma medida que poderia acarretar prejuízos graves à assistência e uma sobrecarga de trabalho aos profissionais”, afirmou Betânia Santos, presidente do Cofen.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais