Após eleição, Cofen vai compor Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Cofen vai ocupar o assento destinado ao segmento "fiscalizadores do exercício profissional". Posse está prevista para o próximo dia 22 de agosto, em Brasília

27.07.2023

Betânia Santos comemorou a eleição e considerou que conquista de um assento pelo Cofen no CNDI se baseia na longa experiência institucional e profissional da autarquia

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e outras 17 entidades civis foram eleitas nesta quarta-feira (26/7) para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) no biênio 2023-2025, durante eleições promovidas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O Cofen ocupará o assento destinado ao segmento “fiscalizadores do exercício profissional”. A posse está prevista para o próximo dia 22 de agosto, em Brasília, com a participação do ministro da pasta, Silvio Almeida.

Durante a eleição, o Cofen foi representado pela presidente da autarquia, Betânia Santos. A votação eletrônica foi realizada por entidades civis anteriormente habilitadas. Entre as novidades, esteve a ampliação de 14 para 18 do número de entidades da sociedade civil na composição do órgão colegiado, oportunizando vagas para os segmentos “igualdade racial”, “população LGBTQIA+”, “mulheres” e “povos indígenas”, que até então não possuíam assento.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do MDHC, Alexandre da Silva, celebrou o aumento da participação social e da diversidade no órgão colegiado. “Essa composição tão plural me orgulha e me deixa, de fato, muito esperançoso do que nós podemos fazer coletivamente e conjuntamente. Eu sei que cada entidade que estará conosco trará o seu saber, a sua experiência, e vai nos ajudar a pensar soluções e construir pontes”, disse.

Betânia Santos comemorou a eleição e considerou que conquista de um assento pelo Cofen no CNDI se baseia na longa experiência institucional e profissional da autarquia. “A Enfermagem brasileira representa cerca de 70% dos serviços de saúde do país e lida diariamente com um universo de pessoas idosas, o que nos oportuniza um conhecimento profundo das maiores necessidades dessa população. Vamos somar esforços e trabalhar com todo o afinco possível para elaborarmos políticas públicas voltadas a esse importante segmento da nossa sociedade”, complementa a presidente, que foi responsável por proferir o discurso de defesa da eleição do conselho.

Cofen foi eleito em conjunto com outras 17 entidades civis

Cofen e a saúde do idoso – Nos últimos anos, o Conselho Federal de Enfermagem tem atuado intensamente para promover estratégias que assegurem o acesso à qualificação profissional na saúde do idoso, como a oferta de Mestrado Profissional em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba (convênio Cofen/Capes), da pós-graduação reconhecida pelo MEC em Saúde do Idoso para Enfermeiros (curso em andamento) e do curso de especialização para Técnicos de Enfermagem em Cuidado ao Idoso na perspectiva da Saúde Coletiva, oferecido pelo Pós-Tec Enfermagem.

Ainda, o Cofen tem tomado diversas ações junto à sociedade civil e científica, como o incentivo à pesquisa, a promoção e a divulgação de informações em prol dos direitos da pessoa idosa, inclusive com publicações de artigos na revista Enfermagem em Foco.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais