Assembleia dos Presidentes: Cofen reforça parceria com Conselhos Regionais

No balanço de ações e troca de experiências, dirigentes valorizam compromisso na relação de parceiros

10.07.2013

Dirigentes dos conselhos regionais de Enfermagem de todo o país, reunidos em Brasília, debateram prioridades e metas para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais visando a categoria profissional como um todo. Presidida e organizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a 7ª Assembleia dos Presidentes ocorreu nessa terça-feira (9).

“Não somos Cofen e nem Conselhos Regionais, somos um sistema a serviço da categoria profissional, do enfermeiro que trabalha lá na ponta”, destacou a presidente do Cofen, Marcia Krempel, na abertura da reunião. Entre balanço de ações e troca de experiências, o encontro ampliou o compromisso na relação dos parceiros.

Intercâmbio de novas ideias

Um dos ganhos de se reunir todos os presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais está na possibilidade de conhecer as conquistas e problemáticas de cada Conselho. Para a presidente do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC), Felipa Rafaela Amadigi, a Assembleia de Presidentes é um espaço importante que cada conselho regional tem para expor suas principais demandas e necessidades. “O debate que aqui se estabelece favorece para pensarmos soluções em conjunto, pois embora cada Conselho Regional sofra mais ou menos com determinadas questões, a problemática no geral é bastante comum em todo o Sistema.”

As discussões em comum também direcionam o olhar do Sistema para as questões atuais. “Decidimos que todos devem se engajar na causa do projeto de lei das 30 horas e do PL do Ato Médico. Precisamos dar uma resposta direta para o profissional de Enfermagem”, avalia.

Inadimplência: um problema sistêmico

“30%, 40%, 50% ou até mais é o percentual do número de inadimplentes do Sistema – um problema que, em maior ou menor proporção, é sofrido por todos os Conselhos Regionais”, ressalta Marcia Krempel. Entre as soluções apontadas pelos dirigentes para a questão da alta inadimplência, está a comunicação direta com o profissional de enfermagem. A presidente do Cofen explica que todos são favoráveis à realização de uma grande campanha publicitária a fim de conscientizar o profissional da importância de quitar suas obrigações junto ao Conselho. “Na campanha iremos mostrar desde as questões jurídicas da obrigatoriedade da anuidade até o detalhamento de como será realizado os gastos das contribuições”, avalia, e conclui, que “a partir da normatização da transparência de todos os gastos do Sistema, estamos não apenas mostrando para o profissional o destino da sua contribuição, como os benefícios para toda a categoria da enfermagem.”

Governança na prática

O presidente do Conselho Regional do Mato Grosso, Eleonor Raimundo da Silva, considera a reunião de presidentes “um balizamento para os Conselhos Regionais de médio porte poderem extrair experiências da prática de outras gestões do Sistema.” Ele citou dois exemplos que serão implantados em seu Conselho Regional e que foram suscitados durante o diálogo com os presidentes: “um deles é o Coren 24h – em que o profissional pode, a qualquer momento, verificar sua situação junto ao Conselho e, o outro, é imprimir o boleto por meio eletrônico. “No Coren-MT ainda utilizamos o serviço de correspondência para a entrega de todos os boletos. No novo modelo facilitaremos o serviço para o profissional, além de economizarmos”, aponta.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais