Audiência pública na Câmara dos Deputados vai debater racismo contra profissionais de Enfermagem

Iniciativa, de autoria da deputada federal enfermeira Rejane, foi proposta com base nas recorrentes denúncias de discriminação racial sofridas por profissionais de Enfermagem em seus ambientes de trabalho

25.04.2025

Câmara dos Deputados
Audiência será aberta ao público. Cofen convida a Enfermagem a participar

Será realizada no dia 10 de julho, na Câmara dos Deputados, uma audiência pública conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com o objetivo de debater o racismo enfrentado por profissionais de Enfermagem no Brasil. A iniciativa é de autoria da deputada federal Enfermeira Rejane (RJ).

O debate foi proposto com base nas recorrentes denúncias de discriminação racial sofridas por profissionais de Enfermagem em seu ambiente de trabalho. A audiência visa promover um diálogo amplo e aprofundado sobre a presença do racismo estrutural nas instituições de saúde, com a participação de entidades representativas do setor.

A deputada destaca que o racismo na Enfermagem vai além de episódios isolados de discriminação, manifestando-se de maneira sistêmica e estrutural. Essa realidade compromete não apenas o bem-estar e a saúde mental dos profissionais negros, mas também impacta a qualidade do atendimento à população, uma vez que a exclusão de profissionais em função de sua cor de pele perpetua desigualdades e limita o acesso a oportunidades de crescimento e liderança.

Cerca de 70% dos profissionais de Enfermagem já sofreram algum tipo de violência no exercício da profissão, sendo a população negra a mais atingida por agressões verbais, assédio moral, exclusão e falta de representatividade.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, reforça a importância da audiência. “Reconhecer e enfrentar o racismo estrutural é um passo fundamental para garantir dignidade, segurança e igualdade de condições para todos os profissionais da categoria. O Cofen está comprometido com essa luta e acredita que somente por meio do diálogo e da ação conjunta poderemos promover mudanças concretas”, afirmou.

“A luta contra o racismo é urgente e necessária. Não podemos tolerar que profissionais sejam discriminados dentro de seus próprios locais de trabalho. Esta audiência será um espaço fundamental para dar voz a essas denúncias e buscar caminhos para transformar essa realidade”, declarou a deputada Enfermeira Rejane.

A audiência pública será aberta ao público e contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara dos Deputados.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais