Audiências Públicas contra EaD são destaque do “A gente ama Enfermagem”

Leia a íntegra do Boletim Informativo 02/2016

28.03.2016

aba cabecario

9ª edição – 02/2016

 

As audiências públicas realizadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais para aprofundar o debate sobre formação a distância em Enfermagem e os riscos à Saúde Coletiva são destaque desta edição do Boletim “A gente ama Enfermagem”. Você, profissional e futuro profissional de Enfermagem, é convidado a se engajar neste debate. Acompanhe o calendário de audiências no Portal Cofen ou no site do seu Conselho Regional e participe. Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos.

Acompanhe também, nesta edição, os principais debates e notícias da Enfermagem, incluindo a definição da sede do 19º CBCENF.

aba em destaque

Em Audiência Pública, Sergipe repudia EaD em Enfermagem;;;

A sociedade sergipana debateu e repudiou o ensino a distância em Enfermagem, em Audiência Pública na Assembleia Legislativa. O evento encerrou-se com a aprovação de Carta Aberta em apoio ao Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado federal Orlando Silva (PC do B – SP), o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.

As audiências públicas, que estão sendo realizadas em todo o Brasil, fazem parte de um amplo movimento para ampliar o debate e frear a expansão dos cursos a distância, oferecidos em condições inadequadas, conforme constatado na operação EaD. Saiba mais

 

aba noticiasCuiabá sediará 19º CBCENF

A cidade de Cuiabá receberá, de 18 a 21 de outubro, o 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Maior evento anual da área de Saúde na América Latina, o CBCENF será pela primeira vez realizado na região Centro-Oeste. “O congresso será um marco para nosso estado, para a descentralização e a interiorização das atividades da Enfermagem”, afirmou o presidente do Coren-MT, Eleonor Raimundo da Silva, que fez a defesa da candidatura de capital mato-grossense. Saiba mais.

Cofen repudia ataque corporativo à Enfermagem Obstétrica

O Cofen repudiou os ataques corporativos da Fenam (Federal Nacional de Médicos) à Resolução Normativa 398 da ANS, que regulamenta o credenciamento obrigatório de enfermeiros obstétricos e obstetrizes pelos planos de Saúde Suplementar. A resolução é fruto de ação civil pública movida pelo MPF e faz parte de um pacote de três medidas para a redução da epidemia de cesáreas no Brasil. Enfermeiros obstétricos e obstetrizes são plenamente habilitados para assistência ao Parto Normal no Brasil e em todos os países onde existe esta especialidade. Saiba mais.

Cofen inicia projeto piloto de Fiscalização em maternidades

Aperfeiçoar a fiscalização dos Serviços de Enfermagem Obstétrica, tornando-a indutora de melhorias na assistência, é o objetivo de projeto piloto do Cofen. Doze Conselhos Regionais de Enfermagem já se candidataram a participar do projeto, desenvolvido a partir de experiência exitosa no Pará. A parceria entre a fiscalização e os GTs de Saúde da Mulher é um ponto central da proposta. Saiba mais.

Cofen e Conasems debatem ampliação da Enfermagem no Saúde da Família

A ampliação da presença de técnicos de Enfermagem nas equipes de Saúde na Família, com flexibilização da composição das equipes básicas; a proibição da formação a distância em Enfermagem; e a dispensação de medicamentos e as práticas avançadas em Enfermagem foram discutidas pelos presidentes do Cofen, Manoel Neri, e do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), Mauro Junqueira. “Nosso objetivo maior é articular políticas de Saúde que fortaleçam o SUS”, afirmou Neri. Saiba mais.

Cofen e Degerts/MS cobram inclusão da Enfermagem no Farmácia Popular

A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, se reuniu com o diretor do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts/MS) Angelo D’Agostini e sua equipe técnica para pedir apoio institucional à aceitação das prescrições de enfermeiros pelo programa Farmácia Popular, que distribui remédios e insumos de Saúde gratuitamente ou com redução de até 90% no preço de mercado. “É uma incoerência permitir prescrição por enfermeiros e não dispensar o medicamento”, reconhece o Degerts/MS. Saiba mais.

Cofen flexibiliza jornada de trabalho dos Responsáveis Técnicos em Enfermagem

A plenária do Cofen aprovou alteração na Resolução 458/2014, alterando a jornada mínima dos RTs para 20 horas semanais. “Flexibilizamos a distribuição da carga horária durante a semana de modo a contemplar as diferentes jornadas adotadas em municípios, que variam de 20h a 44h semanais, podendo ou não ser distribuídas em regime de plantão”, explica a conselheira federal Nádia Ramalho. Saiba mais.

aba comunicacao

 

Cofen lança campanha contra formação de Enfermagem por EaD

O Cofen lançou, em fevereiro, campanha publicitária de combate à formação de profissionais de Enfermagem pelo ensino a distância. Veiculada em revista nacionais (Época e Carta Capital), de bordo (GOl, TAM, Avianca e Magazine Azul) e segmentadas (Nursing), além de portais e redes sociais, a campanha busca engajar a sociedade, alertando para a importância do contato com os pacientes, que deve permear a formação profissional. Saiba mais.

Fórum organiza Dia Nacional pela valorização da Enfermagem em 17 de maio

O Fórum Nacional pela Valorização da Enfermagem convida todas as entidades relacionadas à profissão a celebrarem, em 17 de maio, o Dia Nacional de luta pela valorização da Enfermagem. O Cofen, entidade membro do Fórum, divulgará campanha publicitária destacando o dia Nacional de luta pela categoria, e estimulará os Conselhos Regionais a realizarem atividades em 17/5. Saiba mais.

 

aba rodape

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais