Bolsa Permanência: Escola Superior de Ciências da Saúde abre inscrições para estudantes de Enfermagem

Auxílio concedido pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs) oferta 64 bolsas, sendo 32 para Enfermagem e 32 aos alunos de Medicina.

26.03.2025

O período de inscrição será de 7 a 13 de abril no site da Fepecs. A previsão de homologação do resultado final é dia 6 de maio. Os estudantes devem ler atentamente o edital e seguir as orientações descritas para o envio da documentação exigida.

É importante destacar, que a bolsa permanência é acumulável apenas com um único auxílio, seja ele decorrente de atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela ESCS/FEPECS, Bolsa Monitoria, Programa de Iniciação Cientifica PIC/PIBIC ou Programa de Educação do Trabalho (PET).

Serão concedidas 64 bolsas, sendo 32 para o curso de medicina e 32 para enfermagem. Para concorrer, os interessados devem ter ingressado na ESCS pelo sistema de cotas, que reserva 40% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas do Distrito Federal ou de outras cidades do país.

Além disso, é necessário possuir renda mensal bruta familiar per capita correspondente a, no máximo, dois salários mínimos e obedecer aos demais critérios definidos no edital.

Edital para ingresso de estudantes dos cursos de graduação no programa Bolsa Permanência da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) já está disponível. O auxílio, financiado pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs), oferece suporte financeiro de R$ 591,08 para que os alunos possam dar continuidade aos estudos durante o ano de 2025.

A diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde, Viviane Pertele, lembra que a vulnerabilidade socioeconômica é um dos principais fatores que levam à evasão universitária e destaca que a bolsa permanência tem um papel determinante para a continuidade dos cursos “Muitos estudantes precisam conciliar o tempo dedicado aos estudos com trabalhos informais ou de baixa remuneração, o que compromete seu desempenho acadêmico e, em muitos casos, os levam a abandonar o curso”, afirma.

Fonte: Ascom/Cofen com informações da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)