Brasil e Angola articulam ampliação de acordo de cooperação técnica durante o SOBENFEE 2024

Relação bilateral entre os países se intensificou a partir de 2020 e, desde então, tem fomentado o intercâmbio educacional, científico e profissional entre as nações

02.12.2024

Conselheira do Cofen Ludimila Magalhães e o presidente da Ordem do Enfermeiros de Angola Eduardo Caiangula pousando para foto após diálogo sobre acordo de cooperação técnica
Acordo firmado em 2020, estabeleceu bases para o intercâmbio técnico e científico

A cidade de Salvador recebeu, entre os dias 26 e 29 de novembro, o SOBENFEE 2024, evento que congregou o IX Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, o II Congresso Brasileiro de Enfermagem Estética e o XV Congresso Iberolatinoamericano sobre Úlceras e Feridas (SILAUHE). Com o tema “Feridas e Estética: Afetos entre Desafetos”, o encontro reuniu profissionais da Enfermagem, pesquisadores e especialistas de diversos países, promovendo debates sobre avanços científicos, desafios éticos e técnicos, e as novas perspectivas da área.

No contexto do evento, a conselheira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ludmilla Magalhães, se encontrou com o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Eduardo Caiangula. Ele destacou pautas relevantes para o fortalecimento da categoria em âmbito internacional, como a prorrogação e ampliação do acordo de cooperação técnica firmado em 2020, além de explorar novos caminhos para a colaboração nas áreas de formação profissional, regulamentação e atualização em novas tecnologias.

“Queremos fortalecer os nossos laços com o Brasil, prorrogando e ampliando o acordo de cooperação técnica assinado em 2020, cujos resultados têm sido excelentes. Também queremos colaborar em áreas como novas técnicas, especialidades e regulamentação do exercício profissional”, afirmou o bastonário.

Ludimilla Magalhães reforçou o compromisso do Cofen com o avanço global da Enfermagem e destacou a importância de fortalecer laços internacionais para um desenvolvimento uniforme da profissão. “O Brasil está aberto à Enfermagem do mundo, pois acreditamos que o desenvolvimento deve ser coletivo. Não adianta uma região se desenvolver enquanto outras ficam para trás, e tampouco faz sentido termos uma Enfermagem forte em um país, enquanto outros não têm acesso às mesmas tecnologias e condições de trabalho”, afirmou a conselheira.

O acordo entre o Cofen e a Ordem Angolana, firmado em 2020, já promoveu avanços. Ele estabeleceu bases para o intercâmbio técnico e científico, a realização de atividades educacionais conjuntas e a troca de experiências organizacionais. A ampliação do acordo busca consolidar ainda mais essas conquistas, criando novas oportunidades para o desenvolvimento da Enfermagem nos dois países. As discussões sobre a assinatura do termo começaram em 2017, quando foram traçadas as linhas gerais para a colaboração entre as duas entidades.

Em continuidade a essas parcerias, em 2024, o Cofen autorizou, por prazo determinado, o exercício profissional de enfermeiros angolanos selecionados para o Programa de Cooperação Técnica Brasil e Angola: Formação de Recursos Humanos em Saúde. A decisão Cofen 127/2024, é específica para fins educacionais, visando à formação dos profissionais durante a vigência do programa. Os participantes atuarão sob supervisão de enfermeiros devidamente registrados nos respectivos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren). As autorizações têm validade de 36 meses para residência, 24 meses para especializações e 12 meses para estágio complementar.

Além das articulações bilaterais, o SOBENFEE 2024 foi palco de discussões inovadoras sobre práticas integrativas, abordagens terapêuticas e tecnologias avançadas para o cuidado com feridas e estética. O evento reafirmou a importância da Enfermagem na promoção da saúde, no cuidado humanizado e na adoção de práticas que integram ciência e ética para um atendimento de excelência, refletindo o espírito da cooperação internacional que impulsiona as melhorias na profissão.

Fonte: Ascom/Cofen - Sarah Silva

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais