Brasil é certificado como país livre da filariose linfática após décadas de combate à doença

Certificação reconhece pesquisadores e instituições brasileiras na erradicação de uma das principais causas de incapacidades permanentes no mundo

02.10.2024

O Brasil foi certificado, nesta segunda-feira (30), como país livre da filariose linfática, uma doença parasitária crônica e uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. A certificação foi entregue pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O perfil epidemiológico da filariose linfática no Brasil foi estabelecido ainda na década de 1950, quando foram realizados inquéritos hemoscópicos em todo o país. Esses estudos permitiram a identificação dos focos da doença e a definição de áreas prioritárias para intervenção.

Durante a solenidade de entrega da certificação, foi destacado o papel fundamental de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além da atuação de autoridades e estudiosos que se dedicaram à erradicação da filariose no Brasil. A conquista foi celebrada como um marco importante no combate a doenças que afetam as populações em situação de vulnerabilidade social.

Entre 2017 e 2021, doenças determinadas socialmente causaram a morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A eliminação ou a redução de diversas doenças como problemas de saúde pública está entre as metas do governo brasileiro, abrangendo condições como malária, doença de Chagas, tracoma, esquistossomose, oncocercose e geo-helmintíases. Além disso, o país se compromete com o diagnóstico, tratamento e redução da transmissão de doenças como tuberculose, hanseníase, hepatites virais e HIV/aids.

O trabalho para eliminar essas doenças envolve a atuação de comitês interministeriais e ações focadas em combater os fatores sociais que perpetuam essas enfermidades, como a pobreza e a desigualdade, reforçando o compromisso do Brasil com a saúde pública.

Fonte: Ministério da Saúde (editada)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais