Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde manifesta preocupação com EaD

Formação por EAD traz riscos à Saúde da população e contribui para a precarização do trabalho

20.06.2018

Dorisdaia Humerez apresentou dados da Operação EaD, realizada pelo Cofen para atender consulta do MPF

A preocupação com o Ensino a Distância na área de Saúde marcou a 40ª Reunião da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde (CRTS), nesta quarta-feira (20/6). Na avaliação unanime dos representantes das instituições presente, a formação de profissionais da saúde na modalidade de EAD traz riscos à Saúde da população e contribui para a precarização do trabalho.

Zilamar Fernandes, assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), apresentou a avaliação dos Conselho Profissionais da Área de Saúde, destacando os riscos da formação a distância de futuros profissionais.

O professor Fernando Aith, da Universidade de São Paulo (USP), apresentou resultados parciais de estudo em andamento sobre o EAD na saúde. Na avaliação do pesquisador, o Brasil adotou medida permissiva na formação de profissionais da saúde.

Em seguida, Dorisdaia Humerez apresentou sobre a Operação EAD realizada pelo Cofen. Realizada pelo Cofen para atender consulta do Ministério Público Federal, a ação envolveu 118 fiscais, que verificaram in loco as condições de formação oferecidas pelos cursos de Graduação em Enfermagem a distância. Sem laboratórios, biblioteca ou condições mínimas de apoio, os polos funcionam em situação precária e sem convênios para a realização de atividades práticas e estágio obrigatório.

Orlene Veloso, Dorisdaia Humerez e Leocarlos Cartaxo

Mobilização Nacional – Orlene Veloso Dias, representante do Cofen na Câmara de Educação e Pesquisa do Cofen, ressaltou o trabalho que o Cofen tem realizado em favor da formação de qualidade. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais lidera mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, com realização de campanhas de esclarecimento e audiências públicas em todo o Brasil. A luta da Enfermagem já mostra resultados. Após as denúncias consubstanciadas, o Ministério da Educação iniciou diligências lavrando termos de compromisso que reduziram, em 75%, a oferta de vagas de graduação EaD.

Ao final do debate, os profissionais de saúde foram convidados a mobilizar em defesa da formação presencial. “A reunião da CRTS foi um momento ímpar de discussão sobre o problema do ensino a distância na área da saúde, dando voz a todos conselhos profissionais”, afirmou o representante do Cofen, Leocarlos Cartaxo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais