Câmara Técnica dos Povos Originários discute melhorias na saúde indígena com a AgSUS

Reunião teve como objetivo a construção de ações conjuntas que fortaleçam a atuação dos profissionais de Enfermagem na saúde indígena

17.01.2025

Câmara Técnica dos Povos Originários discute melhorias na saúde indígena com a AgSUS
Foram abordados temas voltados ao aprimoramento da assistência às populações indígenas

A Câmara Técnica dos Povos Originários do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou uma reunião nesta quinta-feira (16), com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), vinculada ao Ministério da Saúde. O encontro teve como objetivo a construção de ações conjuntas que fortaleçam a atuação dos profissionais de Enfermagem na saúde indígena, um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a reunião, foram abordados temas voltados ao aprimoramento da assistência às populações indígenas. Entre os principais pontos discutidos, destacou-se a necessidade de desenvolver protocolos técnicos padronizados que possam ser aplicados de forma abrangente em todo o território nacional, mantendo, contudo, a flexibilidade necessária para adaptação às especificidades regionais de cada distrito sanitário indígena. Esses protocolos têm como objetivo assegurar a uniformidade nas práticas assistenciais, ao mesmo tempo em que respeitam as particularidades culturais e epidemiológicas de cada território.

Para o coordenador da câmara, João Batista Lima, o resultado dessa parceria representa avanços em um campo extremamente relevante e sensível para a sociedade brasileira. “Ao promover esse diálogo, são incentivadas ações que valorizam a diversidade cultural e buscam garantir um atendimento de excelência a todos os povos originários”, salientou. 
Câmara Técnica dos Povos Originários discute melhorias na saúde indígena com a AgSUSOutro tema central do diálogo foi a segurança técnica e jurídica dos profissionais de Enfermagem que atuam diretamente com as populações indígenas. Essa segurança envolve a definição de diretrizes claras para a prática profissional, além do fortalecimento de ações de fiscalização, capacitação continuada e suporte técnico aos trabalhadores da saúde.

Edson Oliveira Pereira, coordenador da AgSUS, pontuou que as iniciativas delineadas no encontro têm o potencial de contribuir significativamente para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da categoria e para a elevação da qualidade da assistência prestada às comunidades indígenas.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais