Capacitação em processo ético fortalece atuação dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Treinamento foi ministrado pelo presidente do Cofen, que também se reuniu com a diretoria do Coren-AM para discutir as atividades finalísticas do regional

31.10.2024

Capacitação visa fortalecer a atuação ética e profissional dos Conselhos Regionais de Enfermagem em todo o país

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, realizou nesta terça-feira, 31, uma visita ao Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), onde ministrou um treinamento sobre processo ético aos colaboradores da Câmara de Ética. A capacitação visa fortalecer a atuação ética e profissional dos Conselhos Regionais de Enfermagem em todo o país.

Neri abordou temas relevantes para a prática profissional, destacando a importância da condução de pareceres em processos éticos, das práticas de fiscalização e dos investimentos planejados para as áreas finalísticas. Ele também anunciou inovações tecnológicas que serão implementadas nos conselhos regionais a partir de janeiro de 2025, com o Sistema Integrador de Gestão da Enfermagem (Sigen).

A plataforma permitirá que todos os serviços de inscrição e registros profissionais sejam acessados online, oferecendo ainda a possibilidade de cadastro biométrico e captura de foto. “Essas funções estarão disponíveis de forma remota ou presencial, através de uma folha de captura, facilitando o acesso dos profissionais que atuam em áreas remotas e fora dos grandes centros urbanos. Essa inovação visa tornar os serviços dos Conselhos de Enfermagem mais acessíveis, rápidos e eficientes, promovendo uma maior inclusão dos profissionais em áreas menos atendidas”, explicou o presidente.

Treinamento foi voltado aos colaboradores da Câmara de Ética do Coren-AM

Neri aproveitou para destacar que o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está em processo de revisão, com o objetivo de atualizar as normas deontológicas que regem a conduta dos profissionais de Enfermagem no Brasil. O escopo dessa revisão, conduzida pelo Cofen, visa adequar as normas à realidade atual da Enfermagem no país. “O processo envolve a reavaliação das diretrizes de comportamento, postura profissional e boas práticas, levando em conta os mais recentes avanços técnico-científicos observados mundialmente”, explicou.

A expectativa é que o novo código entre em vigor a partir de 2026, alinhando as práticas éticas da Enfermagem às inovações tecnológicas e às transformações no mercado de trabalho.

Além do treinamento, a visita do presidente incluiu uma reunião estratégica com a diretoria do Coren-AM, voltada a discutir as atividades finalísticas do regional e a identificar os avanços necessários para fortalecer a atuação da Enfermagem no estado.

Estiveram presentes o chefe da Divisão de Processos Éticos, Márcio Raleigue; a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (Dgep), Tatiana Melo; a chefe do Departamento de Fiscalização e Exercício Profissional (Dfep), Marisa Miranda; Alberto Cabral, assessor legislativo do Cofen; e o conselheiro João Lima.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais