Cofen acompanha projeto do Coren-BA direcionado às comunidades indígenas do estado

"Um olhar para o Exercício Profissional da Enfermagem nas Comunidades Indígenas", projeto iniciado em 2024, encerra suas atividades nesta sexta-feira (4)

04.04.2025

Conselheiro federal coordenador da Câmara Técnica dos Povos Originários do Cofen participou das atividades

Em sua terceira etapa, o projeto “Um olhar para o Exercício Profissional da Enfermagem nas Comunidades Indígenas”, iniciado em 2024 pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), iniciou a capacitação dos profissionais que atuam específicamente nas comunidades indígenas da região do extremo sul. A iniciativa busca fortalecer a atuação da categoria nos territórios indígenas, por meio de suporte técnico e melhorias na estrutura dos serviços de saúde oferecidos às comunidades.

Os representantes do Coren-BA realizaram, ainda, um encontro para discutir a assistência à saúde dos povos originários, com lideranças indígenas, profissionais de Enfermagem e representantes de órgãos públicos. O objetivo foi alinhar estratégias para fortalecer ainda mais as ações do regional no que tange a melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na área.

A reunião contou com a presença do conselheiro federal e coordenador da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários, João Lima, que representou o presidente Manoel Neri e reafirmou o compromisso do Cofen com a saúde dos Povos Originários. No final de 2024 foi realizada uma fiscalização especial que apontou diversas irregularidades na região. “O Cofen vai continuar trabalhando para denunciar as más condições e valorizar os profissionais de Enfermagem que trabalham nas regiões mais remotas do país”, afirmou.

Alguns dos participantes do encontro

Ainda teve a presença do Cacique Marrudo e do Vice-Cacique João, ambos da aldeia Xandó, além da equipe do projeto de saúde indígena do Coren-BA. Também participaram os representantes da Superintendência Indígena, o administrador da aldeia Barra Velha, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI-Bahia).

O presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo, anfitrião do encontro, destacou a importância do diálogo com as lideranças e profissionais que atuam diretamente nas comunidades. “A Enfermagem tem um papel essencial no cuidado dos povos originários. Nosso compromisso é garantir que esses profissionais tenham suporte e estrutura para oferecer uma assistência qualificada e humanizada”, afirmou.

Atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

Por meio desse projeto, o Coren-BA também reforça seu compromisso com a valorização da Enfermagem e a ampliação do acesso à saúde nos territórios indígenas, respeitando as especificidades culturais e promovendo um atendimento mais inclusivo e eficiente.

Reafirmando o compromisso da gestão, o Cofen irá lançar uma capacitação online na multiplataforma CofenPlay sobre antropologia para a área do povos indígenas, direcionada aos profissionais que trabalham neste contexto.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais