Cofen apoia ato nacional em defesa do SUS, do trabalho e da democracia

Ato tem como objetivo reafirmar os princípios da saúde pública, do trabalho digno e da democracia como pilares estruturantes da sociedade brasileira

10.04.2025

Mobilização será realizada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, das 10h às 13h, no dia 30 de abril

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta apoio ao ato nacional “Saúde, Trabalho, Comunidade e Democracia”, que será realizado no próximo dia 30 de abril, em Brasília (DF), em alusão ao Dia Internacional das Trabalhadoras e Trabalhadores.

Nesta quinta-feira (10), o presidente do Cofen, Manoel Neri, recebeu representantes do movimento organizador e reiterou o compromisso da autarquia com a valorização do trabalho em saúde, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da democracia como fundamentos essenciais para o desenvolvimento do país.

A mobilização será realizada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, das 10h às 13h, reunindo representantes da sociedade civil, conselhos profissionais, sindicatos, coletivos, gestores e instituições públicas. O ato tem como objetivo reafirmar os princípios da saúde pública, do trabalho digno e da democracia como pilares estruturantes da sociedade brasileira.

A iniciativa é promovida pelo Movimento Nacional Saúde pela Democracia – +SUS é +Brasil, em parceria com o Fórum Nacional da Enfermagem, o Conselho Nacional de Saúde, a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (CONACS), entre outras entidades comprometidas com o fortalecimento do SUS e das lutas sociais.

Manoel Neri destacou a sintonia entre o movimento e os valores da Enfermagem brasileira

O presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a sintonia entre o movimento e os valores da Enfermagem brasileira. “A Enfermagem está presente em todos os territórios deste país, atuando com dedicação e compromisso para garantir o direito à saúde da população. Apoiar este ato é reafirmar nosso papel como defensores do SUS, da democracia e da dignidade no trabalho. O Cofen estará lado a lado com os movimentos sociais e as entidades que, assim como nós, acreditam que é por meio da união, da equidade e do respeito aos direitos sociais que construiremos um Brasil mais justo e solidário”. 

O coordenador-geral de articulação da secretaria-geral da Presidência da República, Ronaldo Ferreira dos Santos, ressaltou a importância da articulação e do engajamento das entidades. “O movimento está trazendo a luta dos trabalhadores e da saúde em defesa do SUS, do direito à saúde, mas, sobretudo, colocando em evidência quem garante tudo isso: o trabalho, a comunidade e, principalmente, a democracia. Este ato será um momento de reverência a esses elementos essenciais, que precisam ser protegidos e fortalecidos pelo povo brasileiro e por todas as organizações comprometidas com a justiça social”, afirmou.

A participação do Cofen na mobilização reforça o compromisso histórico da Enfermagem com a saúde pública, a valorização profissional e a defesa intransigente dos direitos da população brasileira.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais