Cofen apoia pesquisa sobre uso de tecnologias na saúde

Levantamento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, subsidia políticas públicas

26.01.2017

Coordenadora científica apresentou a pesquisa à plenária do Cofen

Monitorar a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Saúde é fundamental para desenvolver estratégias e traçar políticas públicas. Para fortalecer o monitoramento e coleta de dados, a plenária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou apoio institucional à pequisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), com financiamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que, desde 2013, acompanha o estágio de adoção das TICs em estabelecimentos de Saúde.

A pesquisa foi apresentada nesta quarta-feira (25/1), por sua coordenadora científica, a enfermeira Heimar Marin. “A pesquisa aglutina dados com recortes bem específicos de Enfermagem e Medicina. É estratégico, para nós, o apoio do Cofen para a divulgação e sensibilização dos profissionais de Enfermagem, cooperando para a coleta de dados em campo”, afirmou. “No prontuário eletrônico, cerca de 2/3 dos dados são de Enfermagem”, citou

A pesquisa traz ampla base de micro dados, inclusive quais os coletados eletronicamente, qualidade da rede e a percepção dos profissionais sobre uso e barreiras à adoção das TIC.

“O uso de Tecnologia da Informação e Comunicação nos estabelecimentos de Saúde contribuiu para a eficiência, para a redução de custos e, principalmente, para a ampliação do acesso da população aos serviços. O conhecimento transforma, e a Enfermagem deve estar na dianteira dessas transformações”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais