Cofen apresenta ações de fomento à pesquisa em palestra na Unifesp

Reformulações do Mestrado Profissional e dois grandes projetos de pesquisa estão entre as novidades para 2019

26.11.2018

Manoel Neri apresentou as ações que devem consolidar o papel do Cofen no fomento à pesquisa em Enfermagem.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, apresentou hoje (26/11), em palestra na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as principais ações desenvolvidas pelo conselho para o fomento da pesquisa e desenvolvimento da ciência em Enfermagem no Brasil. Dois grandes projetos de pesquisa do Cofen estão fase de planejamento: o estudo das atividades desenvolvidas pelos enfermeiros na Atenção Básica, em parceria com a Universidade de Brasília, e o estudo do perfil de competências do enfermeiro líder.

O Cofen já financia, por meio de convênio com a Capes, a criação e expansão de programas de mestrados profissionais, que vai formar 500 profissionais ao longo de cinco anos. Para 2019, o Cofen estuda uma reformulação do Mestrado Profissional, com definição de novas áreas de concentração, como Práticas Avançadas de Enfermagem, e contratação direta dos programas, após chamamento público.

Sessão integra evento comemorativo dos 15 anos do GPAG/Unifesp

“Dentre as competências legais do Cofen, há a previsão de ‘promover estudos e campanhas para o aperfeiçoamento profissional.’ No âmbito dos Conselhos Regionais, dentre as competências estabelecidas na lei, cabe ‘zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam’. Essas premissas legais são as bases para o investimento feito pelo Cofen”, explica Manoel Neri, que apresentou as ações que devem consolidar o papel do conselho como órgão de fomento à pesquisa.

A sessão, com presença do Cofen, integra evento comemorativo dos 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da Universidade Federal de São Paulo.

“O Conselho Federal de Enfermagem tem apoiado o GEPAG, viabilizando inclusive que trouxéssemos convidadas internacionais para fazerem avaliação destes quinze anos do programa para que possamos, nos próximos quinze anos, nos estruturar melhor e trazer uma grande colaboração para a ciência da Enfermagem”, agradeceu a professora Isabel Cunha, líder do GEPAG. Em seus quinze anos de atuação, o grupo formou 33 doutores e 53 mestres.

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais