Cofen debate atuação dos Conselhos de Enfermagem em Plenária Pública

Sistematização da Assistência de Enfermagem e a atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais foram debatidos na plenária realizada pelo Cofen e Coren/RS

28.06.2017

Plenária pública aproxima os profissionais e conselhos de Enfermagem

 O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizaram, nesta quarta-feira (28/06), em Porto Alegre/RS, Plenária Pública que debateu a atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para a valorização da Enfermagem Brasileira e a Sistematização da Assistência como empoderamento da Enfermagem. A sessão contou com a presença de cerca de 300 profissionais de enfermagem, conselheiros federais e regionais.

“Vivemos num momento em que estão promovendo à revelia a retirada de direitos dos trabalhadores da Saúde e da Enfermagem Brasileira. Precisamos resistir, lutar contra os desmandos, nenhum direito a menos”, disse a presidente do Cofen em exercício, Irene Ferreira, durante abertura da sessão.

O presidente do Coren/RS, Daniel Menezes, falou sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Regional em parceria com o Cofen, a exemplo das Plenárias Públicas, que têm por objetivo a aproximação com a categoria. Daniel também falou sobre o atual momento político, com enfoque para às reformas da Previdência e Trabalhista.

A conselheira federal Dorisdaia de Humerez, apresentou os principais projetos, ações de realizações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, destacando projetos como o Mestrado Profissional, parceria Cofen/Capes que visa a formação de 500 enfermeiros com atuação no SUS em até 05 anos e os projetos de Lei do EaD, Exame de Suficiência, Piso Salarial e 30horas para a Enfermagem Brasileira. “Lutamos pela melhoria das condições de trabalho da Enfermagem. Combatemos iniciativas de projetos de lei que retiram direitos da profissão”, destacou Dorisdaia na apresentação da palestra.

“A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) representa a nossa garantia profissional”, afirmou Marcelo Channes, durante palestra na sessão pública. Para Channes, a SAE não é burocracia, é gestão do cuidar, é o único método que pode salvaguardar a identidade da profissão, por isso a sua implantação em todas as instituições de saúde é necessária e urgente.

Descanso digno para Enfermagem – Durante a sessão, o deputado estadual Valdeci Oliveira falou sobre o Projeto de Lei nº. 33/2017 que dispõe sobre as condições de descanso intrajornada dos profissionais de enfermagem durante o horário de trabalho. O PL tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Para o parlamentar o projeto de lei do “Descanso Digno” vai corrigir uma injustiça histórica. “A garantia desse direito vai representar mais qualidade e segurança ao exercício profissional da Enfermagem”, afirmou Valdeci.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais