Cofen e Coren-AL instalam Gabinete de Crise para auxiliar Enfermagem alagoana

Grupo busca amparar profissionais e população afetados pelas chuvas

06.07.2022

Gabinete foi instalado na sede do Coren-AL, em Maceió

Após as fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas nos últimos dias, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) decidiram unir esforços para amparar enfermeiros, técnicos e auxiliares afetados pelo desastre. Nesta terça-feira (5/7), a Equipe de Resposta Rápida do Cofen e a diretoria do Coren-AL instalaram um Gabinete de Crise com o objetivo de fortalecer a assistência prestada aos profissionais na região e oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais alagoanos.

O gabinete está localizado na sede do Coren-AL, na capital Maceió. Além do auxílio à Enfermagem do estado, a equipe está trabalhando para apoiar o restante da população atingida pelos temporais. De acordo com informações da Defesa Civil alagoana, cerca de 56 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. 56 municípios decretaram situação de emergência.

Ainda nesta terça, o grupo se reuniu com a secretária-chefe do Gabinete Civil de Alagoas, Luiza Barreiros, além do coronel André Madeiro e da major Elaine Monteiro, ambos da Coordenação da Assessoria Militar do gabinete do governador. Durante o encontro, ocorreu a apresentação das ações que estão sendo realizadas pelo Gabinete de Crise Cofen/Coren-AL, bem como do plano de contingência para atender a Enfermagem local.

Gabinete esteve reunido com representantes do governo estadual

“Estamos trabalhando em amplas linhas de atuação, auxiliando as atividades que já vêm sendo tomadas pelo governo estadual, fortalecendo as ações na Atenção Primária à Saúde e verificando as condições dos profissionais de Enfermagem que foram acometidos por esta calamidade”, afirmou Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Equipe Resposta Rápida.

“O Gabinete de Crise foi criado em um momento de instabilidade em nosso estado, para que possamos acolher e estar próximos aos profissionais que sofreram com os fortes temporais. Até o momento, 165 profissionais já foram localizados, e em sua maioria encontram-se desalojados. Precisamos ajudar, seja auxiliando nas dificuldades, através de doações ou ofertando apoio emocional”, frisou o presidente interino do Coren-AL, Paulo Guimarães, que junto ao conselheiro Esvaldo Silva, participou do encontro representando o regional.

Também estiveram presentes na reunião a conselheira federal Dannyelly Costa e Walber Frazão, integrantes da Equipe de Resposta Rápida do Cofen. “Através desta união de esforços, chegaremos a cada profissional de Enfermagem atingido pelas enchentes nos diversos municípios do estado, acolhendo e fazendo as articulações necessárias para ajudá-los. Cuidar de quem cuida é nossa obrigação”, destacou a conselheira.

Equipe de Resposta Rápida — Nos últimos meses, o grupo tem trabalhado diretamente no amparo à Enfermagem em regiões afetadas por desastres. Somente neste ano, atuou nos municípios atingidos pelas enchentes no sul da Bahia e em Minas Gerais, além das cidades de Petrópolis (RJ) e Recife (PE), acometidas por fortes chuvas e deslizamentos de terra.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais