COFEN E COREN-BA PROMOVEM SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Começou ontem (18), em Salvador, a I Semana Nacional de História da Enfermagem promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. O presidente do COFEN, Manoel Carlos Néri da Silva, ao falar na solenidade de abertura, disse que nos últimos três anos houve um salto qualitativo na enfermagem brasileira depois que suas organizações representativas reconstruíram as relações institucionais proporcionando a unificação de lutas comuns de interesse dos profissionais da enfermagem, a exemplo do Projeto de Lei das 30 horas e do piso salarial.

20.05.2010

Começou ontem (18), em Salvador, a I Semana Nacional de História da Enfermagem promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia.

O presidente do COFEN, Manoel Carlos Néri da Silva, ao falar na solenidade de abertura, disse que nos últimos três anos houve um salto qualitativo na enfermagem brasileira depois que suas organizações representativas reconstruíram as relações institucionais proporcionando a unificação de lutas comuns de interesse dos profissionais da enfermagem, a exemplo do Projeto de Lei das 30 horas e do piso salarial.

Manoel Carlos lembrou ainda que a ABen e o COFEN são parceiros em outros projetos como a pesquisa que traçará o perfil da enfermagem brasileira junto com o Ministério da Saúde, a Fio Cruz e a Escola Nacional de Saúde. “O COFEN compreende como imprescindível o aprofundamento dessas relações para o bem da enfermagem e tem estimulado ações conjuntas com as organizações representativas da profissão, respeitando a autonomia de cada uma”, explicou.

Quanto ao Seminário de História da Enfermagem, Néri revelou que o evento foi pensado como uma atividade para comemorar a inauguração do Museu Ana Nery (marcada para esta quinta-feira (20)). “Este evento se entrelaça com a inauguração do Museu Ana Nery porque trata da história da profissão e resgata episódios históricos que foram decisivos para a consolidação da enfermagem enquanto profissão do cuidar”, observou.

Já a presidente do Coren-Ba, Gícile Dórea, agradeceu o apoio do COFEN para que o evento fosse realizado e enalteceu o espírito cultural do plenário do COFEN ao apostar no Museu da Enfermagem em Salvador. “Agradecemos todo apoio que o COFEN tem dado aos Regionais, em especial ao baiano”, registrou Dórea.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais