Cofen e Coren-CE capacitam conselheiros e fiscais para aprimorar fiscalização na Enfermagem

Capacitação teve como foco principal o aprimoramento na elaboração de relatórios circunstanciados

17.01.2025

Capacitação foi direcionada a fiscais e conselheiros do regional

Fiscalizar e disciplinar o exercício profissional é a principal função dos Conselhos de Enfermagem. Com o objetivo de capacitar e atualizar as práticas de fiscalização, além de promover o alinhamento e preparar os profissionais para enfrentar os desafios atuais da categoria, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) realizaram, nesta quinta-feira, 16, uma capacitação direcionada a fiscais e conselheiros do regional.

Em linha com esses objetivos, o presidente do Cofen, Manoel Neri, que integrou a programação do treinamento, destacou a relevância de fortalecer a fiscalização, uma das atividades finalísticas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. “Nosso objetivo é integrar e qualificar as equipes de fiscalização. Esses treinamentos têm sido fundamentais para a atualização das práticas fiscalizatórias, apresentando discussões e palestras relevantes sobre a atuação na área de Enfermagem”, afirmou.

Manoel Neri destacou a relevância de fortalecer a fiscalização, uma das atividades finalísticas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

Neste contexto, a presidente do Coren-CE, Natana Pacheco, também enfatizou que a capacitação representa um avanço entre as ações do Coren-CE e do Cofen, fortalecendo ainda mais o trabalho do regional em prol da Enfermagem.

A capacitação, conduzida pela chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Cofen, Tatiana Mello, pela chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), Marisa Miranda, e por Érico Barbosa, teve como foco principal o aprimoramento na elaboração de relatórios circunstanciados. “Esses relatórios são ferramentas indispensáveis para subsidiar ações jurídicas do Coren-CE e potencializar nossas intervenções. Esse aprimoramento reflete diretamente na defesa dos interesses da categoria e na segurança da assistência prestada”, destacou Natana Pacheco.

 

Bancada parlamentar da Enfermagem

Enfermeira Ana Paula Brandão, assumiu recentemente mandato como deputada federal, agora faz parte da bancada composta por oito parlamentares

Durante a capacitação, foi mencionada a criação da bancada parlamentar da Enfermagem no Congresso Nacional, um marco que reforça a luta da profissão e o fortalecimento político da categoria. Manoel Neri celebrou a conquista, destacando: “Este ano, teremos a primeira reunião da bancada da Enfermagem, um marco histórico para a categoria. Aqui no Ceará, contamos com a deputada federal Ana Paula Brandão, que integra esse grupo de parlamentares comprometidos com a valorização da profissão”.

A enfermeira Ana Paula Brandão, que recentemente assumiu mandato como deputada federal, agora faz parte da bancada composta por oito parlamentares: além dela, Bruno Farias (MG), Dorinaldo Malafaia (AP), Benedita da Silva (RJ), Enfermeira Rejane (RJ), Ana Paula Lima (SC), Ana Paula Lobato (MA) e Augusta Brito (CE) fortalecem a presença da Enfermagem no Congresso e no Senado.

Nas eleições municipais de 2024, a Enfermagem elegeu 47 prefeitos, 91 vices e 1.091 vereadores, com números que podem ser ainda maiores devido à autodeclaração de muitos candidatos como profissionais da área. Esse crescimento político nas bases municipais tem grande potencial de impacto na eleição federal de 2026.

“Cada um de vocês representa a força e a união da nossa Enfermagem em busca de uma assistência ética e qualificada. Que este momento nos inspire a continuar elevando o padrão da nossa profissão”, afirmou Ana Paula.

Fonte: Ascom/Cofen com informações do Coren-CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais