Cofen e Ministério da Saúde discutem estratégias de ampliação no cuidado de doenças e infecções transmissíveis

Reunião debateu os avanços, perspectivas e novas elaborações para a saúde pública

13.12.2024

Conselheiros do Cofen e membros do Dathi

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vem desenvolvendo importantes iniciativas junto ao Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).Com intuito de ampliar o cuidado às pessoas afetadas pelas doenças e infecções, e às pessoas vivendo com HIV ou aids, as duas instituições realizaram uma reunião nesta quinta-feira (12), na sede do Cofen, em Brasília.

Configurando a Enfermagem como área estratégica, com atuação direta na elaboração, implementação, ampliação e gestão das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), a categoria se torna imprescindível no processo de construção de métodos efetivos na promoção da saúde. Neste sentido, a equipe do Dathi compartilhou os projetos realizados durante o ano de 2024 e apresentou propostas para o ano de 2025, visando potencializar o trabalho da Enfermagem no processo de eliminação dessas doenças e infecções.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids) propõe que a epidemia de aids possa ser eliminada como problema de saúde pública até 2030, desde que se alcancem as metas 95/95/95. Elas consistem em: diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV ou aids (PVHA); tratar 95% delas com antirretrovirais; e alcançar a supressão viral em 95% das que estão em tratamento.

De acordo com o boletim recém lançado da Unaids, o Brasil alcançou mais uma meta de eliminação da aids como problema de saúde pública. Em 2023, o país diagnosticou 96% das pessoas estimadas de serem infectadas por HIV e não sabiam da condição sorológica. Hoje, em números gerais, o Brasil possui 82% dessas pessoas em tratamento antirretroviral e 95% em supressão viral, ou seja, com HIV intransmissível.

Draurio Barreira

Draurio Barreira, diretor do DATHI, também reforçou o projeto Brasil Saudável, lançado em fevereiro deste ano, que objetiva eliminar ou reduzir 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social. Em parceria com o Cofen, a meta é garantir uma participação social ativa, visitar municípios necessitados e realizar micro planejamentos que acolham a realidade local.

“O foco é entrar em ação nos territórios prioritários. Esses objetivos só serão alcançados por meio do esforço conjunto em prol da ampliação dos direitos humanos em locais de vulnerabilidade, sem preconceito ou estigma, oferecendo serviço de qualidade e com muito respeito”, pontuou Draurio.

Neste ano, foi realizado o 3º Seminário de Enfermagem, promovido pelo Cofen em parceria com o Ministério da Saúde, realizado no 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O tema girou em torno do projeto Brasil Saudável, discutindo o papel da Enfermagem na eliminação de doenças e na promoção de uma saúde mais inclusiva. Em 2025, a meta é realizar o 4º seminário com novas perspectivas e soluções.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a importância do trabalho em conjunto e a disposição de mover a categoria em prol da saúde pública. “Vamos intensificar a acessibilidade visando às ações de prevenção de doenças, criando notas técnicas e instrumentalizando nossos profissionais”, concluiu.

O conselheiro Vencelau Pantoja, especialista no controle de IST/HIV/Aids, reforçou a importância de analisar as pautas normativas que vão impactar consideravelmente nas eliminações dessas doenças, declarando o orgulho de ter uma grande massa de profissionais atuando no departamento. “A Enfermagem desempenha um papel essencial e plural no combate ao HIV/aids, assim como na tuberculose, hepatites, entre outras ISTs. Precisamos trabalhar para promover uma sociedade mais saudável e informada”.

Ao cabo da reunião, foi sugerido a implementação de alguns materiais sobre o tema para ser disponibilizado na multiplataforma Cofenplay, a fim de democratizar o conhecimento.

Fonte: Ascom/Cofen - Nicole Borges

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais