Cofen e Rede EnfTB estabelecem diálogo pela eliminação da tuberculose

Com o objetivo de combater a doença e evidenciar o protagonismo da Enfermagem em seu enfrentamento, plenário do Cofen recebeu coordenador da rede

31.03.2023

Sanches apresentou a Rede EnfTB, evidenciando a importância do grupo como estratégia para a eliminação da Tuberculose no Brasil

Buscando ampliar o diálogo com os diferentes atores da saúde pela eliminação da tuberculose no país, o plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, nesta quinta-feira (30/3), o coordenador nacional da Rede Brasileira de Enfermagem por um Brasil Livre da Tuberculose (Rede EnfTB), Fernando Sanches. O encontro estreitou laços e ressaltou o protagonismo dos profissionais da categoria no combate à doença. 

Sanches realizou uma apresentação sobre a Rede EnfTB, evidenciando a importância do grupo como estratégia para a eliminação da Tuberculose no Brasil enquanto problema de saúde pública. Criado em 2020, a equipe desenvolve suas atividades por meio de esforços conjuntos e articulados com membros da área da Enfermagem.

“Nos sentimos muito honrados pelo espaço concedido para apresentação das nossas atividades realizadas, especialmente dentro do mês de março, em que realizamos inúmeras atividades relacionadas ao dia mundial de combate à tuberculose, celebrado no dia 24”, afirmou.

Fernando, que também trabalhou na atualização da Resolução 709/23 (antes denominada 444/2011), responsável por normatizar as ações em saúde relacionadas à tuberculose, destacou a relevância da parceria com o Conselho Federal. “O apoio do Cofen à Rede EnfTB é um marco histórico e extremamente relevante que potencializa a formação de conexões para veiculação de informações e estratégias para eliminação da tuberculose. Sabemos que o papel da Enfermagem brasileira com os seus 2,8 milhões de integrantes, distribuídos por todo o território, faz fomento às demandas da população, principalmente àquelas em situações de vulnerabilidades “, finalizou. 

“O Cofen está engajado não apenas neste enfrentamento, mas também no embate dos demais agravos que assolam a população brasileira”, enfatizou Vencelau Pantoja

O conselheiro federal Vencelau Pantoja enfatizou o compromisso do plenário com as ações de prevenção e controle da tuberculose. “O Cofen está engajado não apenas neste enfrentamento, mas também no embate dos demais agravos que assolam a população brasileira. Neste mês em que fazemos alusão ao combate da doença, nada mais justo do que termos a presença do coordenador da rede para salientar o protagonismo da Enfermagem no controle dessa enfermidade”, pontuou.

“Não podemos falar da contenção da tuberculose sem destacar a importância da Enfermagem. Desempenhamos papel fundamental porque detemos a competência para atuar em todas as linhas de combate, seja na assistência, diagnóstico ou no tratamento”, acrescentou.

Aumento de casos – No Brasil, o coeficiente de mortalidade por tuberculose estava em constante redução há aproximadamente duas décadas, até que durante a pandemia a tendência se reverteu. Em 2021, foram notificados cerca de 72.600 casos novos, um total de 34,9 a cada 100 mil habitantes. Neste mesmo período, verificou-se o registro de aproximadamente 4.700 óbitos em decorrência da doença. 

Em 2022 foi observado um aumento no índice, sendo registrado uma média de 36,3 casos. A chance de contrair a tuberculose cresce em pessoas que vivem com outras doenças, como a diabetes, bem como com determinados vírus, a exemplo do HIV, em que o risco de desenvolvimento da doença é 25 vezes maior, segundo dados do Ministério da Saúde.

Tuberculose na Atenção Primária – O Cofen lançou de forma gratuita e exclusiva na multiplataforma CofenPlay o curso “Tuberculose na Atenção Primária à Saúde: Protocolo de Enfermagem”, realizado pelo Ministério da Saúde. Disponibilizado em formato de série, está alinhado às metas da “Estratégia Global pelo Fim da Tuberculose (End TB Strategy – OMS)” e do “Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Brasil”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais