Cofen e Sobeca avançam na tratativa sobre a regulamentação da Enfermagem Canábica

Em reunião, foi deliberado a criação de um Grupo de Trabalho Técnico para elaborar uma minuta de regulamentação da especialidade

09.01.2025

Presidente Manoel Neri, Suzyanne Araújo e James Francisco

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reuniu-se com a Sociedade Brasileira de Enfermagem Canábica (Sobeca) para tratar da atuação do enfermeiro nesta especialidade. Durante o encontro realizado na sede da autarquia, a presidente da Sobeca, Suzyanne Araújo, fez uma explanação sobre a evolução da Enfermagem canábica no Brasil e no mundo, mostrando o panorama global e trazendo a perspectiva de trabalhos em conjunto para tratar da regulamentação da especialidade no país. 

Na primeira reunião sobre o tema, realizada em outubro de 2024, Suzyanne pontuou que as descobertas sobre as propriedades terapêuticas da cannabis têm crescido rapidamente e que a regulamentação dessa área não só trará benefícios à saúde pública, como também abrirá novas oportunidades de carreira para os profissionais da categoria.

“Estamos animados com a consolidação dessa parceria entre Sobeca e Cofen, pois a Enfermagem é imprescindível para o uso da cannabis para fins medicinais e terapêuticos. Nós, enfermeiros, dominamos o cuidado, o acompanhamento individualizado, a sistematização dos projetos e do gerenciamento multiprofissional”, disse Suzyanne.

O conselheiro federal James Francisco reitera que a atuação do Cofen e da Sobeca é fundamental para o fortalecimento de uma área emergente da nossa profissão. “A Enfermagem canábica proporciona um cuidado holístico e personalizado, promovendo bem-estar e qualidade de vida para pacientes com necessidades específicas. Os resultados são promissores para um cuidado integrativo, ético e seguro”, afirmou.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, evidenciou que a Enfermagem tem se destacado no avanço de práticas terapêuticas inovadoras, e a atuação na área da cannabis medicinal é uma dessas frentes que demanda não apenas atenção, mas também compromisso com a regulamentação e a ética profissional. “Essa especialidade tem potencial para promover cuidados integrativos e individualizados que beneficiam os pacientes e a sociedade como um todo”, frisou.

Como encaminhamento prático, o presidente deliberou a criação de um Grupo de Trabalho Técnico (GT), composto por cinco enfermeiros de diferentes áreas da Enfermagem canábica. “Nosso objetivo é aprofundar os estudos e propor ao plenário do Cofen uma minuta de regulamentação para a especialidade”, concluiu.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais