Cofen envia Equipe de Resposta Rápida para apoiar Enfermagem da Bahia

Grupo vai desenvolver ações que garantam condições de atuação seguras para os profissionais de Enfermagem das regiões afetadas pelas chuvas

29.12.2021

Equipe já se encontra na cidade de Ilhéus

Buscando apoiar os profissionais de Enfermagem da Bahia e a população do sul do estado atingida pelas fortes chuvas, foi acionada, na última segunda-feira (27), a Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O grupo está atuando diretamente com o Conselho Regional da Bahia (Coren-BA) para fortalecer a assistência em Enfermagem prestada na região e oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais baianos. As atividades da equipe estão sendo desenvolvidas na cidade de Ilhéus, uma das mais prejudicadas pelas chuvas e sede do Centro de Operações (COES), coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Nesta quarta-feira (29), integrantes do grupo estiveram reunidos com a secretária de saúde da Bahia, Tereza Paim. Além de promover ações que proporcionem condições de atuação dignas e seguras para a Enfermagem baiana, a Equipe de Resposta Rápida buscará avaliar a atual situação de emergência climática e epidemiológica e acompanhar a quantidade de municípios e pessoas atingidas, criando mecanismos legais que garantam condições mínimas para atendimento das vítimas. Com o desastre, diversas unidades de saúde foram afetadas, prejudicando a qualidade da assistência ofertada pela Enfermagem à população.

“Estamos trabalhando em amplas linhas de atuação, auxiliando as atividades que já vêm sendo tomadas pelo governo do estado, fortalecendo as ações na Atenção Primária à Saúde e verificando as condições dos profissionais de Enfermagem que foram acometidos por esta calamidade”, afirmou Eduardo Fernando de Souza, coordenador do grupo.

De acordo com dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, até o momento, mais de 471 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, 136 cidades decretaram situação de emergência e 21 mortes foram confirmadas. Segundo informações dos recentes boletins epidemiológicos, foi verificado o aumento da notificação de casos de síndrome gripal e de doenças infecto-parasitárias, possivelmente relacionados ao desastre hidrológico. 

Integrantes da equipe se reuniram com a secretária de saúde da Bahia, Tereza Paim

“Integrando esforços, decidimos prestar apoio ao Coren-BA e aos órgãos governamentais baianos, verificando as condições locais e oferecendo todo suporte necessário às ações realizadas no sul do estado. Neste momento difícil, presto minha solidariedade a toda população atingida pelas fortes chuvas e aos profissionais de Enfermagem que estão trabalhando para manter a qualidade da assistência nas regiões afetadas”, declarou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

A Equipe de Resposta Rápida do Cofen é composta por Eduardo Fernando de Souza, Silvio Queiroz, Paulo Afonso de Souza e o conselheiro federal Wilton Patrício. Também acompanha o grupo o presidente interino do Coren-BA, Holmes Filho.

Onde doar — As doações estão sendo recebidas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e nas prefeituras municipais do estado da Bahia. Alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, materiais de higiene pessoal e limpeza, água, roupas e sapatos em bom estado estão sendo recebidos.

A lista de quartéis pode ser visualizada no site www.cbm.ba.gov.br. Os materiais doados estão sendo entregues diariamente nas áreas mais atingidas por terra, barco ou aeronaves.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais