Cofen estuda atualizar resolução sobre atendimento no Suporte Básico de Vida

Atualizações buscam qualificar o trabalho da equipe de Enfermagem durante a execução dos procedimentos e garantir uma assistência resolutiva e segura

16.02.2023

Entre as adições analisadas, está o detalhamento dos possíveis agravos ocasionados pelas medicações administradas por técnicos de Enfermagem

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen) esteve reunida no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de fevereiro, para discutir a atualização da Resolução Cofen 688/2022, responsável por normatizar as diretrizes assistenciais e a administração de medicamentos pela equipe de Enfermagem que atua no Suporte Básico de Vida (SBV). Durante os encontros, foi analisada, em conjunto com a Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN), a inclusão de incrementos no anexo da normativa.

Entre as adições analisadas, está o detalhamento dos possíveis agravos ocasionados pelas medicações administradas por técnicos de Enfermagem, além da possibilidade de abordagem medicamentosa no controle da dor, exceto com uso de opióides.

As atualizações buscam facilitar a compreensão pelos profissionais, para qualificar o trabalho da equipe de Enfermagem durante a execução dos procedimentos e garantir uma assistência resolutiva e segura. “Era preciso deixar, ainda mais claro, em quais situações de urgência e emergência nossos enfermeiros e técnicos poderiam administrar medicamentos, sob regulação e protocolos institucionais” declara Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Conue.

Atualização está sendo analisada pela Comissão de Urgência e Emergência e pela Câmara Técnica de Legislação e Normas

“O SBV responde por mais de 85% de todos os atendimentos e é nossa maior força de reposta pré-hospitalar. Se o apoio do Suporte Avançado de Vida for inviável, precisamos garantir a segurança na atuação dos profissionais”, afirma Marisa Malvestio, membro da Conue.

A Comissão de Urgência e Emergência ainda iniciou a discussão sobre a atuação da Enfermagem em áreas de risco e Zona Quente, tema relevante no atual cenário das urgências. Além de Eduardo Fernando de Souza e Marisa Malvestio, participaram da reunião os membros da Conue Rosane Ciconet, Walber Frazão e Lilian Behring. Representando a CTLN, estiverem presentes nos encontros a coordenadora Cleide Mazuela e a integrante Rachel Diniz.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais