Cofen leva a exposição “A indumentária do cuidar” à Espanha

Exposição abriu a programação científica do V Simpósio Iberoamericano de História da Enfermagem,

11.11.2016

img_6441O Cofen leva ao V Simpósio Iberoamericano de História da Enfermagem, na Espanha, a exposição “A Indumentária do Cuidar: símbolo de identidade da enfermagem brasileira no período de 1890-1942. A mostra faz um recorte temporal na história da Enfermagem no Brasil, tendo como pano de fundo a evolução dos uniformes utilizados desde as primeiras cuidadoras até as profissionais da década de 1940.

A exposição abriu a programação científica nesta quinta-feira (10/11), dando boas vindas aos participantes do simpósio, que prossegue nesta sexta e sábado (11 e 12/11), no Hospital Universitário San Rafael, em Granada. “É uma honra trazer à Espanha esta exposição, que resgata a história da Enfermagem brasileira, integrando saberes e expandindo as fronteiras do conhecimento”, afirmou a conselheira federal Fátima Sampaio.

“Estamos muitos felizes de receber em nosso evento a exposição sobre uniformes dos enfermeiros. Beleza e originalidade do resgate da história da Enfermagem, o que não se encontra nem nos livros”, afirmou diretor superior da Orden Hospitalaria de San Juan de Dios em Granada/Espanha. O presidente do Comitê Organizador do evento, Manuel Amezcua, elogiou a iniciativa do Cofen de trazer para Espanha a exposição itinerante.

img_6456Conhecer a história da Enfermagem é necessário para a construção da identidade coletiva, que diz respeito não apenas a quem somos, mas aos valores e práticas compartilhados profissionalmente. “A história se faz presente na vestimenta, nas práticas cotidianas. É esta memória que buscamos resgatar”, explica a enfermeira Júlia Lemos, curadora da mostra que, desde 2015, percorreu dez estados brasileiros e o Distrito Federal.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais