Cofen participa da Marcha Nacional em Defesa do SUS

Impedir corte R$ 16,6 bilhões de recursos destinados ao SUS, anunciado para 2016, é um dos objetivos da mobilização

01.12.2015

Setor público emprega 6 em cada 10 profissionais de Enfermagem
Setor público emprega 6 em cada 10 profissionais de Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem se juntou às entidades sociais, representativas e sindicais na Marcha Nacional em Defesa do SUS que ocupou a Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (1/12). Doze mil pessoas entre trabalhadores e usuários da Saúde participaram da manifestação que busca garantir a sustentabilidade do SUS e impedir o corte R$ 16,6 bilhões de recursos anunciado para 2016.

O SUS é o principal empregador da Saúde brasileira. Dados da pesquisa Perfil da Enfermagem indicam que 6 em cada 10 profissionais empregados estão na rede pública. “A defesa do SUS é a defesa da sociedade brasileira, da população atendida e dos profissionais que assistem essa população”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O subfinanciamento e a privatização do SUS, por meio da ação de entidades filantrópicas que atuam como empresas, foram alguns dos problemas abordados nas falas dos parlamentares e representantes das organizações.

O Cofen lança nesta semana campanha publicitária em defesa do SUS, valorizando o papel da Enfermagem. Com outdoors e anúncios em revistas, a campanha está sendo lançada por ocasião da 15ª Conferência Nacional da Saúde 2015 (CNS 2015), realizada de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. O Cofen integra a nova composição do CNS, instância máxima de deliberação do SUS, composta por representantes dos usuários, trabalhadores da Saúde, governo e prestadores de serviços.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais