Cofen participa de reunião com Inep sobre avaliação da Educação Profissional e Tecnológica na área de Enfermagem

Encontro teve como objetivo apoiar a construção de uma Política de Avaliação da EPT, com ênfase nos cursos técnicos de Enfermagem

14.04.2025

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a conselheira Ellen Peres participou de uma reunião na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, entre os dias 9 e 11 de abril, para discutir o fortalecimento das estratégias voltadas ao desenvolvimento de uma Política de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com especial atenção aos cursos técnicos de Enfermagem ofertados no país.

A iniciativa do Inep busca suprir uma lacuna importante de referenciais avaliativos específicos para a EPT nos sistemas nacionais de avaliação educacional. O objetivo do encontro foi iniciar um processo de revisão e aprimoramento de metodologias e instrumentos de avaliação, em perspectiva de um protótipo de matriz para ser usado como referência de avaliação dos cursos técnicos de Enfermagem no Brasil. 

Entre os cursos contemplados no projeto-piloto está o técnico de Enfermagem, cuja relevância estratégica para o sistema de saúde brasileiro motivou a convocação de especialistas, docentes e representantes de instituições formadoras para contribuir no processo de revisão e aprimoramento dos instrumentos avaliativos que serão aplicados a partir de 2025. O encontro, portanto, configurou-se como um espaço de escuta qualificada, diálogo e construção coletiva de diretrizes e propostas de implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade da formação técnica.

Durante os debates, a conselheira Ellen Peres ressaltou a importância da iniciativa para a consolidação de uma educação técnica forte e alinhada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade brasileira como um todo. “Na perspectiva de uma educação técnica de qualidade, que responda às demandas do SUS e da população, a construção de uma política nacional de avaliação da EPT representa um avanço necessário. A participação do Cofen neste processo reafirma nosso compromisso com a excelência na formação dos profissionais de Enfermagem, fundamentais para a promoção da saúde em todo o país”, afirmou a conselheira.

Ellen também destacou que a presença do Cofen em uma agenda como esta reforça o papel das entidades representativas da Enfermagem na formulação de políticas públicas educacionais. “A reunião também representa uma oportunidade importante para o compartilhamento de experiências exitosas na oferta e na avaliação da EPT, e contribui na construção conjunta de diretrizes, metodologias e instrumentos capazes de auxiliar o aprimoramento da qualidade da educação técnica em saúde no Brasil”, concluiu.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais