Com participação do Cofen, Coren-PR promove 1º Simpósio da Comissão de Enfermagem Estética

Procuradora-geral do Cofen, Tycianna Monte Alegre, comandou palestra sobre limitações e implicações da normatização da Estética

10.10.2024

6 pessas pousando para foto, sendo dois homens e duas mulheres, ao fundo é possivel ver a logo do centro universitário Santa Cruz onde foi realizado o curso de estética e algumas bandeiras
Especialistas apresentaram temas da estética e trouxeram inovações sobre produtos e procedimentos

A atuação da Enfermagem na área da Estética é uma realidade consolidada no Brasil e no mundo. O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) está atento às novas tendências da profissão e tem se dedicado a fortalecer a autonomia dos enfermeiros estetas em todo o estado. Fruto desse empenho, foi realizado, nesta quarta-feira (9/10), o 1º Simpósio da Comissão de Enfermagem Estética do Coren-PR.

O evento foi promovido com o apoio da UniSantaCruz e realizado na sede da instituição, em Curitiba. Por meio de uma vasta programação, especialistas da área apresentaram para profissionais, estudantes e entusiastas temas fundamentais da estética e trouxeram inovações sobre produtos e procedimentos.

A mesa de abertura do simpósio contou com a presença da presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa, da conselheira-tesoureira e também coordenadora da Comissão de Enfermagem Estética, Queli Kanarski, e da procuradora-geral do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Tycianna Monte Alegre. Representando a UniSantaCruz, participaram o reitor da UniSantaCruz, Dennys Bicalho, a coordenadora dos cursos da Saúde, Maria Fernanda Temporal, e o professor de Enfermagem Gustavo Aquino.

Pela manhã, os participantes acompanharam palestras teóricas sobre a estética e sobre as legislações que garantem a segurança jurídica para a Enfermagem atuar na área. A enfermeira esteta e integrante da Comissão de Enfermagem Estética do Coren-PR, Nair Lenz, iniciou a programação da manhã com um debate sobre a Biossegurança na Estética.

Em seguida, Tycianna Monte Alegre comandou palestra sobre as limitações e implicações da normatização do campo. No fim da manhã, Roselaine Muner, enfermeira esteta e também integrante da comissão, palestrou sobre legislação e empreendedorismo dentro da estética.

“A Enfermagem Estética já está mais do que consolidada como uma área promissora, responsável por aliar a ciência, o cuidado e a inovação, e por oferecer aos enfermeiros uma nova oportunidade de atuação e protagonismo. Hoje, com a realização deste simpósio, damos mais um passo na ampliação do campo em nosso estado. Este é o momento para celebrarmos as conquistas, discutirmos os desafios e aprimorarmos nossa prática profissional”, frisou Ethelly Feitosa.

Evento foi realizado nesta quarta-feira (9/10)

No âmbito da profissão, os enfermeiros estetas promovem com seriedade um cuidado holístico, integrado e sistematizado. Nunca houve uma busca tão grande pela atuação na Enfermagem Estética, que tem despontado em diversos países. No Brasil, a especialidade é normatizada pela Resolução Cofen nº 529 de 2016.

“Nos últimos anos, acompanhamos grandes avanços que expandiram as portas para que os enfermeiros estetas possam atuar com competência e autonomia. Neste contexto, quero ressaltar o papel fundamental do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem, que por meio de resoluções e pareceres, têm garantido a segurança jurídica necessária para realizarmos o nosso trabalho”, destacou Queli Kanarski.

“Aqui no Paraná, a nossa Comissão de Enfermagem e Estética tem se dedicado para garantir que os enfermeiros estetas desenvolvam seu trabalho com excelência, e para ampliar o diálogo com as faculdades e universidades, buscando aproximar os futuros enfermeiros da área. O simpósio é a tradução desse compromisso que abraçamos”, finaliza.

Pela tarde, os participantes acompanharam uma série de apresentações de especialistas e empreendedores na área da estética, que trouxeram conteúdos específicos e apresentaram seus trabalhos. A enfermeira Rosemari Muller abriu a programação com uma exposição sobre harmonização de orelhas. Em seguida, o farmacêutico Wagner Noda explicou como substâncias e ativos inovadores podem potencializar os tratamentos estéticos na palestra “PDRN, Exossomos, Silício, Vitamina C e Sod”.

Roselaine Muner deu seguimento à programação com uma palestra sobre harmonização de glúteos, mostrando casos reais de sucesso. O cirurgião plástico Rafael Nunes palestrou sobre a nova geração de bioestimuladores e ácido hialurônico. A enfermeira esteta Anselma Flávia comandou a palestra “Ozônio como Bioestimulador”. Finalizando o simpósio, a enfermeira e biomédica Nireli Marçal bateu um papo sobre inovações em estética íntima para homens e mulheres.

Estética

Fonte: Coren-PR

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais