Cofen participa de webinário binacional sobre eliminação do HIV, aids, tuberculose, hepatites virais e ISTs

Especialista em educação e promoção da Saúde, o primeiro-secretário Vencelau Pantoja representará o Brasil no evento, realizado pelo Ministério da Saúde. Participe!

22.05.2024

Conselheiro Vencelau Pantoja fará apresentação no evento

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participa, na sexta-feira, 24, do webinário Atuação da Enfermagem na eliminação do HIV, da aids, da tuberculose, das hepatites virais e das infecções sexualmente transmissíveis: estratégias do Brasil e da França, realizado pelo Ministério da Saúde. Autoridades de Saúde de ambos os países debaterão, das 9h às 10h30, experiências no cuidado de usuários, prevenção e tratamento.

Representante do Cofen no evento, o primeiro-secretário Vencelau Pantoja destaca a importância da Enfermagem prevenção, diagnóstico e atendimento. “A Enfermagem representa mais da metade das equipes de Saúde e tem papel fundamental na conscientização sobre uso de preservativo, na vigilância epidemiológica e no atendimento, contribuindo para alcançarmos a meta global de redução”, afirma Pantoja.

A meta internacional para erradicação do HIV/aids é alcançar 95% da população testada, com tratamento de pelo menos 95% dos pacientes e redução da carga viral a níveis indetectáveis em 95% deles. Globalmente, as novas infecções por HIV foram reduzidas em 59% desde o pico, em 1995. O perfil epidemiológico da doença também mudou. Mulheres e meninas representam 46% de todas as pessoas recém-infectadas em 2022. 

O Brasil atingiu respectivamente, 91-81-95, conforme dados da UNAIDS. A equipe de Enfermagem teve um papel fundamental neste avanço, executando testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites virais e hanseníase, além de atuar na promoção da Saúde e prestar o primeiro atendimento na profilaxia pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP).

Cooperação Brasil-França –  A cooperação técnica entre Brasil e França fomenta a iniciativa, mediada pelo consultor do Ministério da Saúde Elton Almeida. A abertura ficará a cargo do diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério (DATHI/SVSA/MS), Draurio Barreira. O evento terá, ainda, participação do francês Samy Yahioui, enfermeiro-coordenador do Comitê de Estudos sobre Drogas de Bordeaux, na França, que irá palestrar a respeito de testagem para hepatite C e doenças do fígado em pessoas que usam drogas e sobre a experiência de sua equipe.

 

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais