Cofen participa do Congresso Internacional – QualiHosp

A representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra Dorisdaia Carvalho de Humerez, participou do Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QualiHosp. Hemerez integrou a Comissão Científica do evento. O Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - QualiHosp é um evento promovido pelo GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, com 12 anos de existência contribuindo para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção científica sobre o tema.

11.04.2012

A representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra Dorisdaia Carvalho de Humerez, participou do Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QualiHosp. Hemerez integrou a Comissão Científica do evento.
O Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QualiHosp é um evento promovido pelo GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP, com 12 anos de existência contribuindo para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção científica sobre o tema.

O evento, de grande relevância para o setor, viabiliza a disseminação e troca de conhecimentos em gestão e qualidade que apresentam grande impacto nas soluções de saúde.
Participaram do Congresso pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde com interesse em gestão de serviços e sistemas de qualidade. Em todos os eventos são convidados palestrantes internacionais com o objetivo de ampliar as discussões e provocar um amplo debate sobre o tema.

Ao longo de sua história o QualiHosp tem buscado desenvolver uma agenda contendo temas de interesse de pesquisadores e profissionais tanto de hospitais públicos e privados quanto de operadoras, órgãos reguladores, serviços públicos e outros atores envolvidos na prestação de assistência à saúde.
O QualiHosp está estruturado nos formatos de Seminário e Congresso, que ocorrem em anos consecutivos.

O Seminário, mais curto, tem como finalidade aprofundar a discussão de um tema específico, de maneira a preparar a realização do Congresso. O Congresso, mais longo, tem o objetivo de promover ampla discussão de um tema e de suas diversas interfaces na gestão em saúde, intercâmbio de experiências práticas e, divulgação de estudos e trabalhos científicos. Também costumam ser oferecidos cursos pré-congresso.]

PROGRAMAÇÃO DO QUALIHOSP – 2012 apresentou os seguintes temas:

Qualidade e Segurança: Educação e Prática no Século XXI.
Houve uma confereência internacional

Tema: “Educação e Prática para Qualidade e Segurança: Diferentes Perspectivas” com os Palestrantes: Pedro Delgado: Institute for HealthCare Improvement – IHI; Niek Klazinga: Organisation for Economic Co-operation and Development – OECD; Milton de Arruda Martins: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Foram apresentados vários painéis Painéis – Experiências de Instituições de Saúde – “Educação para Qualidade” Palestrantes: Florentino Cardoso – AMB, Elizabeth Teixeira – ABEN e Sebastião Benicio da Costa Neto – ABEP; “Educação para o Sistema” Palestrantes: Marco Antonio B. Matos – SESMG, Marcos R. Ymayo e Pedro Felix Vital Junior – Hospital Santa Marcelina, José Lucio Machado – UNICID; “Educação no Serviço” Palestrantes: Maria Madalena Januário Leite – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Vera Lúcia Peixoto S. Mendes – Rede INOVARh, Mariza Machado Kluck – Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA; “Acesso às Novas Tecnologias” Palestrantes: Roberto de Queiroz Padilha -Hospital Sírio Libanês, Adson França – Ministério da Saúde, Cristina Satoko Mizoi – Hospital Israelita Albert Einstein; “Regulação e Qualidade”Palestrante: Carlos Eduardo P. da C. Figueiredo -Agência Nacional de Saúde Suplementar, Joselito Pedrosa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Moisés Goldbaum – Fundação para o Remédio Popular
Ementas dos Painéis

Educação para Qualidade:
Uma das questões que o evento abordará é a maneira como as sociedades profissionais enxergam a qualidade dos seus membros e que tipo de movimento elas vêm fazendo para melhorar e adaptar cada vez mais sua capacitação, tanto na graduação quanto na pós. Serão chamados representantes das associações profissionais para apresentar suas visões sobre o tema.

Educação para o Sistema:
Como o aparelho formador e as organizações de saúde, garantem o acesso, a capacitação e promovem uma formação mais interativa. Para isso, traremos a experiência governamental e a perspectiva do aparelho formador.

Educação no Serviço:
Educação permanente tem sido uma grande temática na saúde neste início de século XXI, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados. A experiência da rede InovaRh, incentivada pela OPS e endossada pelos hospitais da Bahia, é um exemplo a conhecer. Serão também apresentadas outras iniciativas de formação de recursos humanos em diferentes modalidades de serviços de saúde.

Acesso às novas Tecnologias:
As oportunidades existentes no Brasil para facilitar o acesso às novas tecnologias desenvolvem-se mediante incentivos aos hospitais filantrópicos e de ensino. Entre os serviços prestados por esses hospitais estão cursos à distância para formação/atualização em especialidades médicas ou até mesmo programas de segunda opinião. O Ministério da Saúde desenvolveu um programa – o Telesaúde – com a mesma intenção, de atingir o país todo com formações/informações relevantes alinhado aos programas prioritários de governo.

Regulação e Qualidade:
Este tema se prende à discussão do papel do Estado na regulação na área da saúde, na tentativa de garantir padrões de qualidade na atenção à saúde.
No dia 4-4-2012 formaram grupos de interesse para discutir em modelagem de oficina tema relativos a AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA sob a Coordenação: Lucila Pedroso da Cruz e Claudio Tafla;

INDICADORES ASSISTENCIAIS E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE -Coordenação: Denise Schout; QUALIDADE E SEGURANÇA – Coordenação: Ana Maria Malik, Laura Schiesari e Pubenza Lopes Castellanos – Pupi;

MODELO DE REMUNERAÇÃO DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE-Coordenação: Álvaro Escrivão Júnior e Carlos Eduardo P. da C. Figueiredo
Pode- avaliar a importância do Cofen nesta participação e de seu manutenção em outros eventos desta natureza.

O QualiHosp no século XXI – Palavras finais do presidente do Qualihosp na reunião.
Atualmente, o nosso evento tem um caráter internacional e muito mais acadêmico, trazendo sempre como convidados pesquisadores ligados a universidades e organizações conhecidas na área da Qualidade e Segurança.

De fato, o QualiHosp guardou seu nome mas, embora o objeto Hospital não tenha sido abandonado, acrescentamos a ele claramente as demais modalidades de assistência e os Mudou o local de realização do evento, para as dependências da Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo; mudou também o responsável por ele, que passou a ser o GVsaúde.

Por sugestão dos nossos apoiadores da época, participantes do planejamento estratégico, passamos a convidar instituições, mais do que organizações independentes, para serem nossos parceiros, até que nos últimos anos passamos a ter uma Comissão Científica inclusiva, da qual fazem parte representantes de órgãos associativos do setor – prestadores e intermediários –, governo, OPS, e unidades e associações ligadas à pós graduação nas áreas de saúde e administração, que usualmente não trabalham em conjunto.

Devido às distâncias, como buscamos de fato a participação das organizações, a maior parte das consultas à comissão sé feita por meio eletrônico. A reunião presencial costuma ser feita durante o evento.
Outra decisão tomada e, nesse caso, em conjunto com a Comissão Científica numa reunião presencial, se deveu à observação da cada vez maior qualidade dos trabalhos apresentados.

Concluímos que seria impossível haver, anualmente, produção de tantos trabalhos do nível que passamos a receber e, por isso, optamos por ter um Congresso a cada dois anos e, nos anos alternados, um Seminário, que serviria à reflexão sobre os temas relevantes do setor e, a partir daí, à preparação do Congresso. Mantemos os convidados internacionais, mas não trabalhamos com trabalhos científicos. Mais uma inovação trazida, de forma a melhorar nossa comunicação com a população que freqüenta o evento – ou que não consegue estar presente – foi a publicação dos Anais do QualiHosp.

Fonte:
Cofen/QualiHosp

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais