Cofen participa do evento de 70 anos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Instituição é parceira do Conselho Federal em iniciativas de aprimoramento contínuo, como o Mestrado Profissional

10.08.2023

“O Cofen se orgulha em fazer parte dessa trajetória, com uma parceria que reflete um compromisso mútuo com a valorização da Enfermagem enquanto pilar fundamental dos sistemas de saúde”, afirmou a presidente do Cofen

As universidades têm impacto profundo e abrangente na sociedade, exercendo papel vital na promoção do conhecimento, do desenvolvimento tecnológico e na formação crítica e ética dos profissionais. Fiel a esses propósitos, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) completa 70 anos de existência, trazendo em sua trajetória um amplo legado de contribuição para o avanço da profissão nos âmbitos nacional e internacional. Nesta quinta-feira (10/8), a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, participou do evento de comemoração, que contou com um simpósio sobre inovação.

A programação comemorativa dos 70 anos da escola teve início na última segunda-feira (7/8) e se estende até o mês de outubro. As atividades estão sendo realizadas em formato híbrido e contam com transmissão on-line por meio do canal da EERP no Youtube.

Betânia Santos conheceu o centro de simulação realística de alta fidelidade da escola

“O Cofen se orgulha em fazer parte dessa trajetória, com uma parceria que reflete um compromisso mútuo com a valorização da Enfermagem enquanto pilar fundamental dos sistemas de saúde. Juntas, as instituições têm trabalhado para fortalecer a profissão, além de garantir a excelência nos cuidados de saúde e o aprimoramento contínuo da formação profissional, promovendo uma atuação baseada em conhecimento científico, ética e humanização”, afirmou Betânia Santos, que após o evento conheceu o centro de simulação realística de alta fidelidade da EERP/USP.

Pedro Palha, diretor da escola, ressaltou o apoio dado pelo Cofen à educação e à atualização profissional. “O Conselho Federal tem tido um papel muito importante no suporte à formação de profissionais na área de mestrado. Essa instituição tem um profundo agradecimento pelos frutos colhidos através do convênio Cofen/Capes. É fundamental que tenhamos um conselho que também se preocupa com o ensino”, frisou. 

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto foi parceira do Cofen na oferta de cursos de mestrado nas modalidades sede e fora de sede

Mestrado Profissional – A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto foi parceira do Cofen na oferta de cursos de mestrado nas modalidades sede e fora de sede. Os primeiros mestres já estão formados, e seus produtos se encontram disponíveis à sociedade.

Maior programa de Mestrado Profissional do país, o convênio Cofen/Capes busca atenuar uma demanda reprimida ocasionada pela baixa oferta de cursos de Mestrado Profissional em Enfermagem reconhecidos pela Capes no país. Com foco na sistematização da assistência, gestão em Enfermagem, tecnologia e inovação, é voltado para enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.

Renovação – O convênio, que em breve dará início ao seu quarto edital, passa por um processo de expansão. Estão previstas para serem lançadas 400 vagas de mestrado profissional e 100 vagas de doutorado profissional.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais