Cofen participa do II Colóquio Ibero-Americano de Saúde e Educação

Presidente e coordenador de comunicação do Cofen comandaram palestra sobre desafios na formação de Enfermagem no Brasil

02.12.2022

Presidente do Cofen também apresentou iniciativas do Cofen em prol da formação qualificada em Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nesta quinta-feira (1/12), do II Colóquio Ibero-Americano de Saúde, Educação e Representações Sociais. Com a palestra “Desafios na Formação de Enfermagem no Brasil: ações e estratégias do Cofen”, a presidente e o coordenador de comunicação da autarquia, Betânia Santos e Neyson Freire, apresentaram os problemas que cercam a qualificação de enfermeiros, técnicos e auxiliares no país.

A segunda edição do Colóquio Ibero-Americano acontece na cidade de João Pessoa (PB) e possui o tema “Futuros pós-pandemia e novos modus relacionais no contexto da saúde e da educação”. O evento é promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela Universidade de Évora, em Portugal. O Cofen, em conjunto com outras sete instituições de ensino, auxiliou nas atividades de apoio.

A Enfermagem no Brasil enfrenta inúmeros desafios no campo da formação profissional, como a ausência de estruturas mínimas nos polos presenciais, inclusive bibliotecas e laboratórios para a prática. 

500 enfermeiros já foram selecionados nos três editais lançados pelo Profen

Outras dificuldades estão relacionadas à democratização do acesso ao ensino superior e à existência de cursos clandestinos. A Operação EaD do Cofen, realizada em 2015, revelou cursos de graduação em Enfermagem operando sem autorização do MEC. Também há um descompasso entre oferta de cursos e as necessidades da Saúde Coletiva no país.

Betânia Santos apresentou um panorama sobre o cenário de formação em Enfermagem no Brasil. “A multifuncionalidade, que é uma característica da nossa formação profissional, possibilita a atuação em todos os processos e procedimentos do SUS, como gestão, coordenação de políticas como o Estratégia Saúde da Família, gerenciamento e a assistência. A categoria é, portanto, ponto nevrálgico de qualquer sistema de Saúde”, destacou.

O Cofen tem atuado fortemente no combate ao EaD na graduação em Enfermagem, defendido a qualidade na formação e implementado programas voltados à formação e atualização em Enfermagem. Entre as iniciativas, está o Mestrado Profissional Cofen/CAPES (Profen), lançado em 2016.

Evento é promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Évora, em Portugal

O programa tem a finalidade de apoiar financeiramente programas de pós-graduação da área de Enfermagem, na modalidade de mestrado profissional, visando propiciar a formação de enfermeiros altamente especializados. 500 enfermeiros foram selecionados nos três editais lançados pelo Profen.

O II Colóquio Ibero-Americano continua nesta sexta-feira (2/12) com mesas redondas, simpósio, apresentações de trabalhos e vasta programação.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais