Cofen participa do lançamento da campanha contra a obesidade infantil

Hábitos saudáveis na infância previnem diversas doenças graves

10.08.2021

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agradeceu a presença da presidente do Cofen, Betânia Santos

Cerca de 6,4 milhões de crianças brasileiras têm sobrepeso ou obesidade, mal que pode evoluir para diversas doenças graves. Para prevenir este mal, o Ministério da Saúde acaba de lançar a Campanha Nacional Contra a Obesidade Infantil, com os três passos para uma infância mais saudável. São eles: 1° Alimentação Saudável; 2°Atividade Física; 3º Mais Brincadeiras e Atividades ao Ar Livre.

A obesidade infantil pode acarretar doenças cardíacas, diabetes, problemas de locomoção, entre outros. “A atuação das Equipes de Saúde da Família e, em especial da Enfermagem, é essencial para promover uma alimentação saudável, conectada com a realidade local, e incentivar a atividade física das crianças, mesmo na pandemia”, explica a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, que representou o Cofen no lançamento da campanha.

Dados do Ministério da Saúde indicam que a obesidade já afeta 13.2% de crianças entre 5 e 9 anos de idade. Diversos fatores podem levar a criança a desenvolver obesidade. Entre eles, hábitos diários de alimentação, rotina em casa e escola, sedentarismo, genética, etc. Com medidas simples e os três passos para uma infância mais saudável é possível evitar ou reverter o quadro.

As crianças devem ficar o mais longe possível de alimentos processados e industriais, além de comida rica em gorduras e açúcares. Biscoitos recheados, frituras, refrigerantes devem ser substituídos por frutas, legumes, arroz e feijão. O ideal é oferecer alimentos in natura a criança. Quanto mais cedo adquirir hábitos saudáveis, menores as chances de virar um adulto com comorbidades.

Participação da família – Medidas simples podem reverter este quadro, como a iniciação alimentar rica em frutas e verduras, já a partir do sexto mês de vida e também as crianças de mais idade. A prática de atividades físicas e brincadeiras também são recomendadas em crianças que já aprenderam a andar, de forma que os pequenos passem a combater o sedentarismo desde muito cedo.

Pais, familiares e a escola devem monitorar a alimentação das crianças e promover atividades físicas, incluindo brincadeiras livres. Sempre é bom monitorar o peso dos pequenos. O Índice de Massa Corporal (IMC), baseado nas a medida de peso e altura da criança, pode indicar o ganho de peso excessivo ou ainda desnutrição.

Com linguagem acessível para as famílias e profissionais, o Guia Alimentar para menores de 2 anos oferece orientações sobre a introdução alimentar em conjunto ao aleitamento. O Guia Alimentar Para a População Brasileira segue as diretrizes para a alimentação balanceada, mas já voltadas para crianças maiores e a população em geral.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais