Cofen premia boas práticas nos Conselhos Regionais de Enfermagem

Encerramento do 14º Semad foi marcado pelo reconhecimento de boas práticas e pela integração: "Somos um sistema, não estamos sós"

25.04.2024

Coren-SC, Coren-CE e Coren-MA receberam premiação

O encerramento do 14º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Semad) premiou, nesta quinta, 25, experiências exitosas. Com a integração entre aspectos científicos e valorização dos profissionais em seu Seminário Administrativo, o Coren-SC foi o primeiro premiado, seguido do Coren-CE (2º) e do Coren-MA (3º).

“A gente sabe que a premiação é apenas 1º, 2º e 3º lugar, mas foram diversas experiências exitosas e, independentemente da classificação de cada uma, todas são importantes, porque é um esforço coletivo das estruturas administrativas do Sistema Cofen/Corens para aprimorar os processos”, afirmou o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, convidando os gestores a conhecerem as boas práticas implementadas no Conselhos Regionais. As práticas foram avaliadas em quatro critérios (eficácia, potencial de difusão, originalidade e comunicação), por uma comissão composta pela conselheira Helga Bresciani e pelos empregados públicos Ricardo Pires e Raphaella Guimarães.

Representando os dirigentes dos Conselhos Regionais, o presidente do Coren-AP, Nonato Costa, destacou a importância da integração. “Somos um sistema, não estamos sós”, ressaltou Nonato, que contou recorrer sempre que precisa aos profissionais do Cofen. “Nosso papel é técnico, gerencial, mas é também político. A gente não consegue avançar sem articulação, sem pactuação e sem uma boa equipe”, afirmou.

“Contem conosco”, reforçou o presidente do Cofen, Manoel Neri, aos dirigentes dos Conselhos Regionais

“Contem conosco, contem com a diretoria do Cofen, com o plenário e o nosso corpo técnico para fazer avançar o Conselhos Regionais”, reforçou, sob aplausos, o presidente do Cofen, Manoel Neri, que assumiu a gestão 2024/2027, nesta terça-feira, 23.

Ética e qualificação – “Serão três anos de muito trabalho. Contamos com cada presidente de Coren para que, de fato, tenhamos três anos de muito sucesso e medidas exitosas para continuarmos avançando e impulsionando a Enfermagem brasileira”, afirmou Manoel Neri, que anunciou propostas, como a criação de uma nova estrutura voltada para o desenvolvimento dos setores de ética dos Conselhos Regionais e de um departamento de educação corporativa, voltado para a qualificação das equipes do Cofen e dos Corens.

“Pretendemos, também, estruturar uma equipe técnica multiprofissional que possa apoiar, de forma presencial, a gestão administrativa dos Conselhos Regionais”, afirmou Neri.

Modernização do Sistema Cofen/Corens –  Manoel Neri citou, ainda, as transformações vividas desde a criação dos Conselhos de Enfermagem e comemorou a aprovação, na terça, 23, do requerimento de urgência na tramitação do PL 4413/2021, que moderniza e atualiza a organização e funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

 

 

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais