Cofen promove palestra de conscientização sobre Março Lilás

Um alerta sobre a importância da prevenção de ISTs

20.03.2024

Conselheira Tatiana Melo discursou sobre prevenção

A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do Câncer de Colo de Útero (CCU), o terceiro mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e colorretal. Nesta quarta-feira (20/3), conselheiros federais e trabalhadores da autarquia discutiram sobre o tema.

O tumor é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV. Um vírus sexualmente transmissível, muito frequente na população e que pode ser evitável, muitas vezes, com o uso de preservativos e vacinação.

A conselheira federal Tatiana Melo ressaltou a importância dos exames preventivos, visto que o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, de difícil retroação se descoberta de forma tardia. Além disso, o HPV pode ser transmitido com uma única exposição, afetando diferentes genitálias, podendo desencadear cânceres na vagina, ânus, vulva, pênis, entre outros.

“Se alguma mulher detectar o vírus, é importante comunicar os parceiros sexuais. Apesar de estarmos falando do câncer de colo de útero, esse é um vírus que pode desencadear outros tumores, colocando em risco outras vidas também”, pontuou.

Trabalhadores da autarquia participaram da roda de conversa

Prevenção – No Brasil, a estratégia de prevenção e diagnóstico precoce recomendada pelo Ministério da Saúde abrange a utilização de preservativos e a realização de exames de Papanicolau, a partir dos 25 anos e a cada 3 anos se não apresentarem fatores de risco. Além disso, a vacinação contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família. 

Papel da Enfermagem na Prevenção – O enfermeiro faz parte de uma equipe multiprofissional, sendo o agente mais atuante nas ações de controle do CCU, desempenhando importante papel na coleta do exame, prevenção, no rastreamento e na detecção, além de fornecer informações à mulher, realizar o acolhimento e manter a privacidade na consulta de enfermagem.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais