Cofen promove treinamento para fiscais da Força Nacional

Seminário traz uma nova ótica sobre a fiscalização dos Conselhos de Enfermagem

02.07.2021

Presidente do Cofen, Betânia Santos

O Seminário de Treinamento de Fiscais da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) chega ao fim com um novo olhar sobre o que é garantir assistência adequada aos profissionais de Enfermagem atuantes em todo o país. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, entre os dias 29/06 a 02/07, e contou com a participação dos principais atores da Força Nacional de Fiscalização. “Muito bom participar de um evento como esse, por isso parabenizo a todos os envolvidos neste momento de união e vontade de evoluirmos juntos”, explicou a presidente do Cofen, Betânia Santos, durante o encerramento.

Marisa Miranda, coordenadora da Divisão de Fiscalização (DEFIS) do Cofen, comentou sobre a necessidade de apresentar a Força Nacional de Fiscalização para a nova equipe e motivá-la às novas operações que irão surgir.
“O evento buscou alinhar procedimentos realizados em todo o País e proporcionar uma interação entre integrantes da Força, além de apresentar todo o trabalho da FNFIS aos novos membros”, afirmou Marisa.

“As discussões foram extremamente relevantes e contribuíram imensamente para a trajetória profissional dos enfermeiros fiscais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”, disse Danielle Bartoly, chefe da Divisão de Fiscalização (DEFIS) do Rio de Janeiro.

A FNFIS é composta por 21 enfermeiros, que representam as cinco regiões do Brasil

A Força Nacional de Fiscalização existe desde 2016, porém, praticamente 40% das atuações do grupo ocorreram este ano, durante a pandemia do novo coronavírus. É composta por 21 enfermeiros, que representam as cinco regiões do Brasil, com cinco membros da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS) e ainda a chefia do Departamento e da Divisão do Exercício Profissional (DFEP/DGEP), com mais quatro advogados. O grupo já atuou fortemente no Amazonas, Amapá, Sergipe, Rondônia e Acre.

Durante o seminário a Força criou um programa permanente, com treinamento mensal, para que todas as regiões consigam atingir o alinhamento de condutas, segundo Walkírio Almeida, membro do Comitê Gestor de Crise (CGC) e Coordenador da CTFIS. “Foi aprovado um novo regimento interno, com as atribuições dos fiscais. O nosso intuito é dar apoio e suporte aos regionais de pequeno porte, que têm dificuldade com o processo de fiscalização. Também houve a mudança do regimento, com as atribuições dos fiscais”, comentou.

Rumo ao Time de Elite – A oficina Conexões Sistêmicas: Rumo ao Time de Elite, ministrada pela Enfermeira Ligiani Meirelles, trouxe um despertar do grupo sobre a fiscalização, com vistas a uma missão humanitária, uma vez que a Força segue aos locais onde ocorrem os momentos mais caóticos para a saúde no país, o que dificulta ainda mais a questão da assistência de Enfermagem segura. Durante a oficina, foram realizadas dinâmicas, vivências e atividades voltadas ao fortalecimento do trabalho em grupo.

O encerramento do evento, nesta sexta-feira (02/07), contou com uma mesa-redonda para discutir a visão da gestão do processo de fiscalização e sobre o que os regionais esperam da atuação do Departamento da Fiscalização para o futuro. O treinamento da FNFIS já é uma atividade preparatória para o Seminário Nacional de Fiscalização, previsto para acontecer em novembro, em Santa Catarina.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais