Cofen qualifica Enfermagem Obstétrica em Centro de Parto de Ariquemes/RO

Por meio da qualificação, Cofen busca fortalecer a rede de Enfermagem Obstétrica, a autonomia, a identidade e a autenticidade profissional

04.09.2017

Capacitação demonstrou técnicas utilizadas na assistência ao parto normal

A Comissão de Saúde da Mulher do Cofen está capacitando a equipe do Centro de Parto de Ariquemes, no interior de Rondônia. Com salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e equipe formada por enfermeiros obstétricos, técnicos e auxiliares de Enfermagem, a unidade oferece atendimento humanizado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com gestação de risco habitual.

O primeiro módulo da capacitação, versando sobre legislação no atendimento obstétrico, foi ministrado em 18 de setembro por Elisanete Sousa. Nesta sexta-feira e sábado (1º e 2/9), os profissionais participaram de formação em urgência e emergência, com Jordânia França e Vera Bonazzi, responsável técnica do Hospital Sofia Feldman, referência em assistência segura e humanizada. O terceiro módulo será realizado em 8 e 9 de setembro.

“Atuamos de forma articulada com os Conselhos Regionais e com a Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (Abenfo) para fortalecer da rede de Enfermagem Obstétrica, por meio da qualificação, promovendo a autonomia, a identidade e a autenticidade profissional”, explica a conselheira Fátima Sampaio, da Comissão da Saúde da Mulher.

A atuação ativa da Enfermagem obstétrica é um ponto em comum dos sistemas de Saúde dos países que apresentam melhores indicadores de assistência ao nascimento. Considerada um dos pilares do processo de humanização do parto, a presença dos enfermeiros obstétricos está associada ao aumento dos índices de partos normais, redução das intervenções e maior satisfação das parturientes.

Qualificação e marcos legais – A assistência à gestante, o acompanhamento do trabalho de parto e a execução do parto sem distócia estão entre as atribuições dos enfermeiros generalistas enquanto integrantes das equipes de Saúde, conforme o artigo 11 da Lei 7498/86. Os enfermeiros obstétricos e obstetrizes, especialistas em parto normal, têm autonomia profissional na assistência, conforme o artigo 9º do decreto 94.406/87.

Resolução Cofen 516/2016 qualifica o atendimento nos serviços de obstetrícia e centros de parto normal, estabelecendo critérios de capacitação prática, incluindo o número mínimo de consultas e partos que o profissional deve ter acompanhado em sua formação. O Conselho Federal de Enfermagem participou, ainda, da elaboração das Diretrizes para Parto Normal no Brasil, pactuadas por atores técnicos e sociais e publicadas pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais