Cofen realiza 5º Fórum Permanente de Atenção Primária em Saúde

Encontro teve como tema os protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde

07.10.2022

Encontro discutiu a implementação de protocolos que respondam às necessidades da população

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou nesta quinta-feira (6/10) o 5° Fórum Permanente de Atenção Primária em Saúde (APS) e Imunizações. Promovido pela Câmara Técnica de Atenção Básica à Saúde (CTAB/Cofen), o evento teve como tema: “Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde: segurança, ética, legal e clínica da práxis do enfermeiro”.

O encontro discutiu a implementação de protocolos que respondam às necessidades da população e garanta segurança ética, legal e clínica aos profissionais de Enfermagem que atuam na APS. Os palestrantes convidados para esta edição foram os enfermeiros Carlos Leonardo (UFMA), Renata Maria (DESF/MS), Elisimara Siqueira (SMS Florianópolis) e Vinícius Paim (SMS de Florianópolis).

A enfermeira Renata Maria apresentou os materiais produzidos pelo Ministério da Saúde que conta com cadernos de atenção básica, protocolos e linhas de cuidado na Atenção Primária à Saúde, que tem por objetivo instrumentalizar as equipes de saúde da família na sua prática.

Fórum foi transmitido no CofenPlay

“A construção de protocolos assistenciais para a Enfermagem na Atenção Primária à Saúde se faz necessária para instrumentalizar os enfermeiros que atuam na APS em todo território nacional. A atuação desses profissionais tem grande relevância para o SUS, tendo os protocolos assistenciais uma diretriz de condutas, o que garante maior autonomia e segurança técnica ao profissional e população”, explica Ricardo Siqueira, coordenador da CTAB e do evento.

O enfermeiro Carlos Leonardo fez um panorama da Enfermagem no território nacional e apresentou o trabalho realizado pelo Cofen na construção de diretrizes para construção de protocolos de Enfermagem na APS. Disse ainda que os protocolos devem ter característica clínica e organizacional, de acordo com a realidade local, onde é necessária sua validação e construção de parcerias entre conselhos de Enfermagem e secretarias de saúde.

A enfermeira Elizimara Siqueira apresentou a experiência da elaboração e implementação de protocolos de Enfermagem em Florianópolis, que teve parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) e conta com seis protocolos, ofertados aos municípios, firmando termo de parceria, capacitação e que são implementados pelas secretarias de saúde. Ela destacou, ainda, a importância da autonomia profissional e a garantia da legalidade das ações dos profissionais.

Próxima edição acontece no dia 8 de dezembro

O palestrante Vinícius Paim iniciou sua apresentação tratando da legalidade do enfermeiro em realizar a consulta de Enfermagem, a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames de rotina e complementares, respeitado o processo de Enfermagem. Falou ainda da importância dos protocolos baseados nas melhores evidências, a edição de portarias municipais, da segurança do paciente e profissional e da importância da regulamentação da TeleEnfermagem pelo Cofen.

O evento contou com a participação dos enfermeiros Alex Sandra Leocádio, Fátima Siqueira, Marcuce Antônio Santos e José Alvarenga, além dos membros da CTAB e dos profissionais que participaram virtualmente.

O Fórum Permanente de Atenção Primária em Saúde (APS) e Imunizações ocorre bimensalmente. A Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB/Cofen) anunciou que a próxima edição será no dia 8 de dezembro, às 14 horas, com o tema “Urgências e emergências na Atenção Primária à Saúde”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais