Cofen realiza webinário de Comunicação e Trabalho em Equipe

Evento contou com palestras sobre comunicação e trabalho em equipe na Enfermagem

17.04.2024

A Comissão Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente do Conselho Federal de Enfermagem (CNQSP/Cofen) realizou na manhã desta quarta (17), em Brasília, o Webinário “Comunicação e Trabalho em Equipe: a segurança pelas Ações de Enfermagem”. O encontro contou com a mediação da coordenadora da comissão, Lívia Santos, e participação de convidadas. O conteúdo está disponível na multiplataforma Cofenplay, com emissão de certificado.  

Primeira a expor seus conhecimentos, a consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), Bianca Pereira, delineou conceitos sobre uma melhor comunicação no ambiente hospitalar. Ela procurou destacar a responsabilidade do emissor pela transmissão de uma mensagem eficiente e acabar com o mito de que ele não é responsável pela interpretação do recado.

Entre as falhas na comunicação, foram destacados os aspectos de não manter colegas informados, não fornecer a informação adequada ao paciente, de maneira clara e no momento certo e não ouvir o paciente. Por último, não trabalhar de forma colaborativa com pacientes, cuidadores ou familiares.

Bianca Pereira, consultora técnica do Ministério da Saúde (MS)

“Eu já me deparei várias vezes com a frase ‘eu sou responsável pelo que eu falo, e não pelo que se entende’. A gente tem que tirar esta ideia, dentro de um hospital eu sou responsável pela comunicação efetiva, preciso fazer com que ela chegue ao receptor de maneira segura”, enfatizou Bianca.

Trabalho em equipe – Michelle de Oliveira, integrante da Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente, realizou a segunda palestra do dia abordando a temática de trabalho em equipe. Na dinâmica, a enfermeira trouxe exemplos de grandes empreendedores como Walt Disney e Steve Jobs para ressaltar a necessidade de ajuda mútua para um trabalho efetivo e redução de erros que podem ser “fatais” no cuidado do paciente.

“Você pode sonhar, criar, desenhar o melhor trabalho do mundo, mas é necessário ter pessoas para fazer deste sonho uma realidade”, diz a frase de Walt Disney. Michelle usou este exemplo para reforçar a necessidade de aprender a conviver, mesmo com pessoas consideradas “incontornáveis”.

“Temos que aceitar que precisamos de pessoas. E que algumas pessoas são ‘incontornáveis’. Temos que aprender a conviver com atritos. Temos que perceber que há pessoas com as quais não nos adaptamos. Precisamos conviver com elas para trabalhar em equipe”, ensinou Michelle.

Michelle Oliveira, integrante da Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente

Ela pregou que entender as diferenças é necessário para o bom trabalho em grupo e citou entrevista do empresário Steve Jobs para exemplificar como seria a gestão da equipe. “Devemos ser guiados por ideias, e as melhores devem vencer, senão as pessoas não irão ficar”, disse Steve Jobs.

Considerações finais  – Durante o encerramento, a comissão destacou como a comunicação é essencial para evitar eventos adversos. “A meta de comunicação é a única que não tem um protocolo diretivo, a gente carece deste direcionamento, então é um desafio”, complementou Karla Duarte.

Para Alessandra Alves, os profissionais de Enfermagem devem estar preparados para serem responsáveis pela emissão e recepção correta de informações. “A comunicação assertiva e letrada também é essencial para responder a uma equipe multiprofissional e ao familiar”, concluiu.

Liliana Amaral reforça que a utilização de estratégias de comunicação são indispensáveis em qualquer instituição de trabalho.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais