Cofen recebe presidente do Conselho Geral de Enfermagem da Espanha

Visita discutiu cooperação técnica e apresentou proposta à plenária do Cofen

27.05.2015

Conselho Geral de Enfermagem da Espanha apresenta Programa E-Cuidados à plenária do Cofen
Conselho Geral de Enfermagem da Espanha apresenta Programa E-Cuidados à plenária do Cofen

A plenária do Cofen recebeu nesta quarta-feira (27/5) o presidente do Conselho Geral de Enfermagem da Espanha, Máximo Gonzalez, e do conselheiro espanhol José Luis Cobos. A visita discutiu estratégias globais para a valorização da profissão e possibilidades de cooperação técnica.

Gonzalez destacou a necessidade de articulação para combater o cerceamento das prerrogativas profissionais, observada em nível global. A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, e a conselheira federal Fátima Sampaio apresentaram aos enfermeiros espanhóis um panorama de realidade brasileira, identificando convergências importantes. O encontro prosseguiu com apresentação dos visitantes à plenária do Cofen, seguida de reunião.

Termo do Cooperação entre os Conselhos de Enfermagem do Brasil e da Espanha deve ser assinado até o final de 2015
Termo do Cooperação entre os Conselhos de Enfermagem do Brasil e da Espanha deve ser assinado até o final de 2015

Os conselheiros federais espanhóis fizeram uma exposição à plenária sobre o Programa Internacional E-Cuidados, de gestão de conhecimento de enfermagem para a segurança do paciente. O programa é um desdobramento de uma metodologia originalmente desenvolvida para a qualificação dos enfermeiros espanhóis para a prescrição, prerrogativa aprovada por unanimidade pelo parlamento espanhol. Adaptado e aprimorado, o método deu origem a um programa de qualificação já implementado em 15 países latino-americanos.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a importância de estabelecer cooperação técnica entre os dois conselhos, e destacou uma equipe técnica do Cofen que irá à Espanha no período de 6 a 10 de julho para conhecer o sistema E-Cuidados e iniciar as tratativas para formalização de termo de cooperação técnica entre as duas organizações, que deve ocorrer até o final de 2015.

“Este sistema colocará à disposição dos profissionais de Enfermagem do Brasil uma ferramenta de utilidade prática para incorporar a sistematização da assistência de Enfermagem no cotidiano do exercício profissional”, afirmou Neri.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais